Gestão Administrativa

Quais são as ações importantes para abrir filiais?

Confira nossas dicas para expandir sua empresa sem sustos.

PUBLICADO EM 12 DE dezembro DE 2023 6 minutos de leitura

Abrir uma filial pode parecer mais simples do que abrir um negócio novo a princípio. Afinal, o empreendedor já tem a experiência prévia para atuar no mercado e, em teoria, já conhece o caminho das pedras. Mas engana-se quem pensa assim. Utilizar toda a experiência adquirida para ampliar o seu negócio é importante e deve ser feito, mas as filiais possuem características próprias e exigem novos conhecimentos, que precisam ser aprendidos para garantir o sucesso da iniciativa. 

Muitas empresas não atingiram o mesmo sucesso quando abriram filiais, por outro lado, outras obtiveram resultados até mais expressivos do que o esperado. Por conta disso, é importante estar atento a alguns fatores do mercado para assegurar filiais que garantam não só o lucro financeiro, como também promovam a marca diante do público. 

Então, o que fazer para abrir filiais? 

Agora que você já percebeu que expandir os negócios exige um conhecimento diferente do de começar uma loja do zero, confira nossas dicas para ter sucesso na sua nova empreitada. 

Planejamento estratégico 

Sempre é importante um bom planejamento inicial, independente de abrir um negócio novo ou uma filial. Considere fatores como mercado, público, fornecedores ou concorrência. Os projetos para filiais devem seguir o mesmo nível de rigor do projeto para abertura da primeira loja, levando em consideração a experiência prévia. 

Definição do novo público-alvo 

Em virtude de certos regionalismos, um produto pode não atender tão bem ao público de uma região como atende a outras. De maneira similar, locais novos podem gerar sucesso inesperado com outras mercadorias. Isso demanda muito estudo preliminar, considerando diversos fatores para assegurar a satisfação do público-alvo com os produtos a eles oferecidos, sendo interessante lançar amostras para ver a aceitação dos clientes em um primeiro momento ou possíveis barreiras impostas pela concorrência local.

Gestão diferenciada e treinamento de pessoal 

A diferença mais significativa ao abrir filiais está na gestão dos negócios. O primeiro empreendimento sempre exige cuidados mais críticos, já que tudo é novidade e sinônimo de risco, mas as filiais podem trazer algumas armadilhas que não foram conhecidas no início. 

Atuar com pessoal preparado para as ampliações é importante, já que isto pode gerar divisão de atenção e resultar em prejuízos globais para a empresa. Está aí a importância de uma boa gestão. Possuir olhos atentos, focados no crescimento, será ainda mais necessário quando abrir filiais, e para isso será preciso ter um suporte humano experiente e aprender a delegar as tarefas com precisão, para que o conjunto trabalhe de forma coordenada e supere os objetivos que aparecerão com a nova investida no mercado.

Desenvolvimento de liderança 

Um passo importante para a abertura de filiais é preparar pessoas capacitadas para determinadas tarefas previamente. É comum que muitos colaboradores se adaptem com o tempo a realização de tarefas específicas dentro da empresa e se esqueçam de olhar novos horizontes. Está nas mãos dos gestores preparar uma nova mentalidade naqueles que precisarão receber novas funções, ampliando sua mente em prol do crescimento da marca. Novas filiais demandam novos líderes locais, e estes cargos devem ser vistos com muita antecedência para dar o preparo adequado aos profissionais que assumirão estas responsabilidades, fazendo-os participar diretamente desde o planejamento até a concretização dos novos negócios. 

Alguns dos pontos primordiais para a criação de líderes de sucesso para auxiliar no crescimento de uma companhia devem ser iniciados proporcionando a eles oportunidades de tomar decisões por si próprios, adquirindo experiência e principalmente, confiança neste trabalho. Incentivar os líderes a seguir uma área na qual tenham afinidade também garantirá algo além do lado profissional no cargo. Além disso, investir em mais conhecimento técnico e reconhecer através da meritocracia as suas realizações são as chaves para criar líderes completos.

Cuidado com a marca 

O maior valor de uma empresa está em sua marca. Nomes que tenham conquistado a satisfação do público devem ter cuidados extras ao percorrerem outros caminhos. Muitas empresas que inicialmente dependiam apenas da produção, e focavam na quantidade e qualidade, passaram a enfrentar novos desafios ao abrir filiais, por conta do contato mais direto com o consumidor. Atendê-los com a mesma classe em que se encontram seus produtos pode não ser tão fácil, e contar com um auxílio para gerir as novas atividades pode resultar na garantia do sucesso do novo negócio. 

Tomar lugar no setor de varejo é uma ação que pode não ser bem-vista por todos. Embora o lucro na venda de produtos de forma direta seja maior, varejistas que vendem a sua marca podem ficar insatisfeitos com isso, e esta infelicidade pode trazer redução em outros setores. Uma saída é entrar de forma sutil no mercado, produzindo algo específico para as filiais, enquanto mantém os produtos tradicionais da forma com que já estavam sendo comercializados, para não desagradar ninguém. 

Migrar da indústria para o varejo pode render lucros consideráveis para uma empresa, desde que um bom planejamento seja realizado para usufruir dos benefícios desta prática e driblar as novas barreiras impostas por este mercado. É importante gerir de forma unificada toda a companhia para evitar surpresas desagradáveis. Manter a qualidade e quantidade necessárias operando diversas fontes é mais complicado e requer cuidados para que o cliente continue recebendo os produtos com a mesma eficiência. A gestão conjunta de todas as filiais garantirá operações interligadas que facilitarão o planejamento para atender com excelência todos os antigos e novos consumidores. 

E depois? 

Fique sempre atento aos seus clientes, fazendo pesquisas, mesmo que informais, para avaliar se eles estão satisfeitos e o que pode fazer pra ajustar. Lembre-se que a satisfação precisa de um acompanhamento constante para que sua marca se mantenha um caso de sucesso. 

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