Novos negócios

O que você precisa para abrir uma loja de variedades

Se você decidiu abrir uma loja de utilidades e agora não sabe como dar continuidade ao seu projeto, esse texto vai responder grande parte das suas perguntas. Vamos?!

PUBLICADO EM 06 DE junho DE 2023 7 minutos de leitura

A primeira impressão é a que fica. Esse ditado valioso se encaixa perfeitamente com o caso de clientes que têm o primeiro contato visual com o seu negócio. Uma loja de variedades vende justamente uma diversidade de produtos, sejam eles de utilidades para a casa, de uso pessoal, para presentear alguém. 

E se as lojas de variedades conseguem vender muito, podem atingir um faturamento mensal bastante interessante. Claro que o bom faturamento exige o preparo adequado, com a seleção de um mix de produtos interessante, negociação inteligente e organização do ponto de venda. 

Para ajudar você nessa missão, separamos algumas dicas de como montar a sua loja e fazer com que ela se torne um negócio lucrativo. Confira!

Qual o investimento para montar uma loja de variedades?

Uma das principais dúvidas certamente é: qual é o custo inicial de uma loja de utilidades? A verdade é que não existe uma resposta fácil. Esse valor vai depender muito do tipo de loja, da localização e de vários outros detalhes.

De um modo geral, acredita-se que você consiga iniciar uma loja do tipo com um investimento na faixa dos 25 mil aos 60 mil reais. A maior parte desse investimento será com o desenvolvimento e a organização do espaço de trabalho, além da compra do estoque inicial de produtos. Porém, existem diversos outros custos que estarão envolvidos no processo de montagem da sua loja que você deverá considerar, como a legalização, o marketing etc.

Mas e o faturamento? 

A loja de variedades é um verdadeiro caso de sucesso no mercado brasileiro, de modo que o faturamento costuma ser alto. Como os produtos são precificados entre 200 e 400% do valor de custo, o faturamento pode chegar a R$80 mil, se a gente considerar o valor inicial de investimento acima.

Já os ganhos líquidos, ou seja, o valor que resta para a empresa após pagar todas as despesas e impostos, podem ficar entre 15 e 25 mil reais. O faturamento bruto deve ficar em torno de 30%.

Lembre-se: esses valores são estimados!

O que vender em uma loja de variedades? 

O objetivo principal de uma loja de variedades é oferecer uma gama de produtos úteis para as pessoas e com um preço mais acessível. Dessa forma, o mix vai depender do seu público.

De um modo geral, uma loja desse tipo oferece muitos produtos diferentes, e a maioria deles são voltados para o uso doméstico. São brinquedos para crianças, ferramentas de trabalho, utensílios de cozinha e presentes.

Como escolher um bom local para abrir uma loja de variedades?

Uma dica valiosa é escolher muito bem o local onde será aberta a loja. Esse é um tipo de negócio que trabalha com volume de vendas e o seu lucro depende da frequência de clientes no estabelecimento.

Busque um ponto comercial que tenha boa visibilidade. De preferência, que seja em uma rua de comércio popular de sua cidade, com estacionamento próximo e boa estrutura para que sua loja possa funcionar.

Em algumas cidades você conseguirá encontrar ajuda para fazer um estudo de viabilidade em universidades, mas o Sebrae disponibiliza um curso gratuito online.

Capriche na fachada e vitrine

A fachada é o cartão de visita do seu empreendimento. Ela inclui a parede, os muros e as placas, por exemplo. Trata-se, assim, daquilo que o seu cliente vê por fora e que irá atraí-lo. É um ponto importante para se começar a pensar em como organizar a loja de variedades.

A estrutura deve estar sempre em bom estado de conservação. Se você quiser, pode investir em algum elemento inovador para tornar a fachada criativa e aumentar as chances de atrair o público-alvo. Aposte em uma cor chamativa ou em uma frase de impacto, por exemplo.

O lado de fora antecipa o que o cliente irá encontrar no interior da loja, ambos devem ser interessantes para atrair a atenção das pessoas.

O que colocar na vitrine?

A vitrine é o primeiro ponto, no qual, você deve começar a organização. Uma vitrine muito apagada pode passar batida para quem está na correria do dia. Por outro lado, um espaço com muitas informações, cores e produtos pode transmitir uma imagem de bagunça.

Alguns elementos devem ser considerados nesse momento, como:

  • iluminação;
  • cores;
  • troca dos produtos;
  • posição dos produtos.

A vitrine deve expor os itens que são vendidos pela loja e que estão no estoque, além disso, inclua informações sobre as promoções que estão sendo feitas na sua loja junto aos produtos aos quais elas se referem.

Dicas de nomes para lojas de variedades

O letreiro com o nome ocupa uma parte importante da fachada e você deve pensar em como ele ficará visualmente quando estiver pensando no nome para a loja.  O nome é um item muito estratégico para qualquer loja, e precisa ser fácil de lembrar, além de ter o endereço disponível na internet.

Para uma loja de variedades, é interessante que o nome traga uma ideia de que o estabelecimento trabalha com muitas opções, oferece preços competitivos e muitas formas de pagamento. Evite nomes longos e com palavras em outros idiomas.

Conheça o seu público-alvo

Nenhuma dessas dicas será eficaz se você não conhecer bem o seu público-alvo. É muito importante que você saiba quem são as pessoas que entram na sua loja, o que elas procuram e como preferem pagar.

Sabendo qual é o seu público-alvo, você consegue definir melhor o tipo de decoração da sua loja, a forma como vai montar a vitrine e quais promoções deve fazer.  Manter seu público satisfeito é uma das melhores formas de aumentar o faturamento da sua loja de variedades.

Tenha controle do seu estoque e abasteça a sua loja

Uma loja de variedades geralmente trabalha com um enorme volume de modelos e marcas. Acontece que a frequência de lançamento dos produtos é muito alta, por isso, para não perder vendas, é preciso que os empreendedores tenham um controle adequado dos seus produtos.

Portanto, garantir uma boa organização sobre a entrada e saída das mercadorias em sua loja de variedades é uma ação indispensável para a sobrevivência do seu negócio.

O controle de estoque consegue ajudar na gestão da sua loja, contribuindo para que os empreendedores evitem desperdícios e perdas enquanto melhoram consideravelmente o visual do estabelecimento.

Uma outra dica é: vendeu cinco produtos para um cliente? Que ótimo! Se eles vendem bem, trate de repô-los imediatamente e coloque-os em destaque na vitrine e na gôndola.

Uma loja com poucos produtos expostos passa a impressão de que está fechando. Para aumentar as vendas, você deve encher os olhos do cliente – mas, claro, de modo atrativo, não apenas acumulando produtos de qualquer maneira no ambiente, certo?

Abrir qualquer negócio lucrativo não é simples no início, mas pode te dar retornos incríveis caso você realmente tenha um bom plano para abrir sua loja de variedades.

E aí, se convenceu a abrir uma loja de variedades? Planeje, pesquise, estude, traga conhecimento para a sua vida e para o seu negócio. Não seja “só mais um no mercado”, invista em qualidade, bom atendimento e preço competitivo.

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.