Gestão Financeira

Qual a diferença entre análise vertical e horizontal?

A análise vertical e horizontal é essencial para realizar o Balanço Patrimonial do negócio. Esse documento é composto por todos os lançamentos econômicos de um determinado período, ele diz qual é a real condição financeira de uma pessoa jurídica, dando base para a classificação de lucros e prejuízos.

PUBLICADO EM 15 DE março DE 2023 5 minutos de leitura

As análises vertical e horizontal fazem parte da interpretação de um elemento contábil importantíssimo: o balanço patrimonial.

Composto por todos os lançamentos econômicos de um determinado período, ele diz qual é a real condição financeira de uma pessoa jurídica, dando base para a classificação de lucros e prejuízos.

Por isso, é fundamental saber qual é a utilidade das análises para aplicá-las em colaboração à gestão estratégica financeira do negócio. Quer ter essas ferramentas à sua disposição? Continue lendo!

Para que serve a análise vertical e horizontal?

Sabe-se que tanto a análise vertical quanto a horizontal estão ligadas ao balanço patrimonial. Ao analisar usando esses métodos, se tem a visão real da relação entre o desempenho econômico da organização e a tomada de decisão.

Logo, a partir da contabilidade se percebe qual elemento influencia em qual resultado. Sendo assim, essas análises demonstram seu poder traduzindo as demonstrações financeiras.

O que é análise vertical?

A análise vertical também é conhecida como análise de estrutura. Ela é uma técnica de análise financeira que consiste em comparar as diferentes contas ou elementos de uma demonstração financeira (como o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados) em relação a uma base comum, geralmente a receita total ou o ativo total.

A análise vertical é útil para avaliar a estrutura financeira e a saúde financeira da sua empresa, bem como para comparar a performance financeira de diferentes empresas dentro do mesmo setor.

Como analisar verticalmente?

Como seu nome pressupõe, ela se dá de baixo para cima ou de cima para baixo, verticalmente. Dessa forma, os resultados são apresentados em formato de cascata.

Além de analisar o balanço patrimonial, informando qual é a representatividade de cada conta — seja no ativo, seja no passivo —, pode ser aplicada também no demonstrativo de resultados e mostrar a participação de cada uma nos lucros e prejuízos do período.

Usa-se o valor total do ativo como base e então calcula-se o percentual de cada valor de conta, usando a seguinte fórmula:

Como calcular Análise Vertical

Análise vertical = grupo de contas ou conta / total do ativo ou passivo x 100

Se percebe a relevância de cada valor diante da comparação com padrões de atuação de períodos anteriores.

O que é análise horizontal?

A análise horizontal é uma técnica de análise financeira que envolve a comparação das demonstrações financeiras de uma empresa ao longo de vários períodos contábeis. Essa técnica permite que você identifique tendências e mudanças nas contas e elementos das demonstrações financeiras de uma empresa ao longo do tempo.

Na análise horizontal, as contas e elementos das demonstrações financeiras são comparados em termos de seus valores absolutos ou em termos de variações percentuais de um período para outro. Por exemplo, a análise horizontal pode mostrar como a receita de uma empresa cresceu ou diminuiu em relação ao período anterior ou como as despesas operacionais aumentaram ou diminuíram ao longo do tempo.

A análise horizontal é útil para avaliar a evolução da performance financeira de uma empresa ao longo do tempo e para identificar tendências que possam ser indicativas de problemas ou oportunidades. Além disso, a análise horizontal pode ser usada para comparar o desempenho de uma empresa com o desempenho de outras empresas do mesmo setor.

Como analisar horizontalmente?

Ela é chamada de horizontal justamente por isso: a avaliação é feita seguindo uma “linha do tempo”, comparando os valores atuais com períodos anteriores.

Em outras palavras, coletam-se elementos semelhantes, mas dentro de exercícios diferentes. Assim, vê-se a progressão de cada conta, possibilitando a análise. A fórmula usada nesse caso é:

Como calcular Análise Horizontal

análise horizontal = [(valor atual do elemento / valor do elemento no período base) – 1] x 100.

A análise horizontal torna possível perceber a evolução do demonstrativo de resultados, cálculo de demonstrativo do fluxo de caixa e balanço patrimonial. O período determinado para estudo vai indicar variações e crescimento, por meio da relação passado/presente.

Quais outras formas de análise são possíveis?

Independentemente do método utilizado para avaliar, o importante é manter o controle sobre as informações financeiras da organização, pois elas possibilitam o crescimento estruturado, dispensando crises por má administração e tomada de decisão equivocada.

Embora as análises vertical e horizontal sejam o foco de nosso conteúdo, há outros indicadores que podem ser calculados e usados estrategicamente na gestão financeira, levando em consideração fatores como o ativo, a liquidez, a rentabilidade e lucratividade e até as próprias obrigações contábeis da empresa. Agrupar e analisar dados, principalmente quando em grande escala, pode ser um desafio. Por isso, é recomendável contar com ferramentas especializadas.

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.