Decoração de Natal

Decoração de Natal: 5 dicas para a sua loja

Para atrair clientes e entrar no clima natalino, decorar as lojas tornou-se uma estratégia necessária para o varejo. Confira 5 dicas de decoração de Natal!

Quando olhamos o calendário e vimos que o final de ano está próximo, já lembramos do Natal. Essa data que nos remete a encontro, família e diversos bons sentimentos, também é uma das datas mais aguardadas pelo varejo.

Neste período, as vendas aumentam em razão das compras para presentear amigos e familiares na noite do dia 24 de dezembro ou até mesmo dentro de empresas, seja nos brindes de final de ano ou nas confraternizações entre as áreas. Aliás, é neste mesmo período que nos encontramos com os grupos com os quais socializamos durante todo o ano para um encerramento. Onde comemoramos os feitos do ano e preparamos os nossos desejos para o ano que está por vir.

Uma das estratégias utilizadas pelas lojas para atrair mais clientes neste período são promoções específicas para a data e também a decoração. Incorporar o espírito natalino no seu negócio, faz os olhos dos seus clientes brilharem. Como sempre gostamos de ressaltar, uma boa decoração não é feita apenas de artigos caros e complexos, a simplicidade conta muito e é nessas horas que você deve abusar da criatividade.

Lembre-se: decorar a sua loja vai além da questão estética, ela é essencial para a sua estratégia de vendas neste período.

Separamos para você 5 dicas que auxiliarão na decoração da sua loja neste natal e nas demais datas comemorativas do ano. Confira!

1. Uma atenção especial à vitrine

A vitrine é a porta de entrada da sua loja, por isso ela merece receber uma decoração atraente e cativante. Mas vá com calma, evite colocar todos os enfeites nela. Isso pode prejudicar a visualização interna da loja e confundir o seu cliente.

Neste casos, vale a máxima: menos é mais. Descubra itens que conversem com os seus produtos e seus clientes, harmonizem com o espaço da sua vitrine e remetem aos bons sentimentos que a data proporciona.

Uma boa ideia, é a adaptar os seus produtos a decoração. Se você possui uma livraria, que tal montar uma árvore de natal com os livros? Se você trabalha com o público infantil, que tal investir em um cenário lúdico? Utilizar seus próprios produtos cria uma identidade para a loja e ajuda a reduzir custos com decoração.

Outras opções que podem ajudar o seu negócios são: 

  • Adesivos autocolantes para vitrine: leve suas ideias para uma gráfica que ficará responsável pela impressão e instalação do material, redobre a atenção com as medidas e o material escolhido. Ele deve ficar visível, mas não ocupar todo o espaço, e ser resistente ao ambiente onde ficará, pelo período que você desejar.
  • Frases: em adesivo ou outro material, use a criatividade para desejar boas festas ou anunciar suas promoções para o período.
  • O velho e bom pinheiro natalino: um dos itens mais tradicionais da decoração ajuda – e muito – a entrar no clima. Além dele, você pode usar luzes, velas e presentes decorativos.

No Pinterest da Hiper, criamos um quadro de inspirações natalinas. Clique aqui e confira!

 

Inspiração para vitrines de Natal

 

2. Decoração também no interior da loja

Como a maioria das datas comemorativas, o Natal possui alguns elementos que são rapidamente associados a este período do ano. Árvores, bolas, presentes e estrelas são apenas alguns deles.

Nós sabemos que uma vitrine bem montada ajuda nas suas vendas, mas ela não é o único ambiente da loja que merece uma boa decoração. Afinal, ela ajuda a atrair clientes, mas o interior da loja precisa convencer os visitantes a se tornarem reais compradores.

Você pode optar desde o uso de luzes decorativas, embalagens de presente a músicas temáticas como som ambiente da loja. O ideal é que o interior da loja se comunique com a vitrine e seja uma ampliação deste primeiro ambiente. Replique alguns itens que você utilizou na vitrine, pelas prateleiras e corredores da sua loja.

Tendo em mente a personalidade da sua marca e os interesses do seu público, utilize esses elementos na vitrine e no interior da loja. Seja criativo e, se preciso, misture-os. Uma árvore, por exemplo, pode ser formada com caixas de presentes que servem de apoio para seus produtos.

3. Faça um planejamento

Planejamento é essencial para qualquer ação que você deseja realizar em sua loja. Isso inclui, inclusive, a decoração de natal. Mesmo que não tenha nenhuma promoção durante o período, alguns detalhes são essenciais e quanto mais informações prévias você tiver, melhor será a execução.

No caso específico do Natal, bem como de outras datas, defina quando a decoração será aplicada, e quanto tempo a vitrine e decoração estarão em sua loja e pesquise muitas referências (como este post) para pensar algumas ideias possíveis.

Para que não surja nenhum imprevisto, mapeie tudo o que você pensa em fazer na sua loja e faça o levantamento dos custos. Quais itens você precisa adquirir? Qual a antecedência destas compras? Quando você irá montar a decoração? Será necessário fazer algum teste prévio?

Uma maneira simples e fácil de organizar essas tarefas é montar um calendário e eleger os dias para cada ação. Peça ajuda do seu time e delegue funções para que todos auxiliem e não ocorram atrasos.

4. Entre na temática em todos canais

Decoração de NatalNão se limite a decorar apenas sua loja, entre no clima natalino também nos canais digitais da sua marca, e claro na sua loja virtual caso tenha uma. Troque a identidade das postagens no Instagram e Facebook e invista na sua criatividade!

Outra dica interessante é mostrar os bastidores da montagem da decoração de Natal da sua loja através dos Stories do Instagram por exemplo, assim você adere a temática de fim de ano e aproveita para mostrar sua marca e seus produtos de maneira humanizada.

Crie estratégias de interação entre as redes sociais e a sua loja física. Como por exemplo lançando um “escolha nossa vitrine” nas redes sociais, dando opções para os clientes escolherem o que irá compor a próxima vitrine da sua loja. Caso você troque de vitrine com frequência, crie uma rotina de mostrar um pouquinho da sua vitrine e chamar os clientes para visitar a loja.

5. Utilize cores

Outro elemento que pode ajudar a pensar a decoração é explorar elementos e cores. O vermelho e o verde são as que mais se relacionam com o Natal. Mas o dourado e a prata também são muito comuns nesse período.

Aqui, também vale realizar pesquisas e pensar em quais cores podem ser mais interessantes para o público da sua loja e para o tema que escolher para compor a vitrine. Busque a harmonia entre os elementos e as cores.

Conhecendo a importância do Natal para os lojistas, você não pode deixar de seguir essas dicas para montar vitrines incríveis neste período e se preparar para as vendas! Não se esqueça de pensar primeiramente no cliente antes de todo o resto, hein? Use a sua criatividade e boas vendas!

banner-promocionalbanner-promocional

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!