Loja no dia dos namorados

Como preparar a minha loja para o dia dos namorados

Nós não trazemos o cliente amado de volta em 7 dias, mas trouxemos dicas imperdíveis para ajudar você a preparar sua loja para o dia dos namorados!

O Dia dos Namorados está batendo na porta, trazendo uma infinidade de oportunidades para movimentar sua loja. Falta menos de um mês para o 12 de Junho, mas não se desespere! Se você não preparou nada com antecedência para a data, ainda dá tempo de garantir um aumento no faturamento, desenvolvendo ações simples.

Eventos sazonais sempre representam uma excelente oportunidade para que o comércio possa lucrar ainda mais: dia das mães, dia dos namorados, black friday, natal… essas são datas que movimentam muito o comércio e o dia dos namorados com certeza é uma das mais esperadas para movimentar o cenário atual. 

E não pense que por causa da pandemia, as pessoas estão ligando menos para essas datas. Muito pelo contrário! O distanciamento social está fazendo as pessoas repensarem sobre a importância das relações e durante esse período as demonstrações de carinho à distância têm se tornado uma grande tendência.

Nossas dicas irão te ajudar a preparar melhor a sua loja para o dia dos namorados e alavancar suas vendas. Pegue seu bloco de notas e continue lendo para descobrir mais! 

 

Invista em decoração temática

Decoração de dia dos namoradosUma excelente maneira de chamar a atenção dos consumidores e indicar que sua loja está preparada para o dia dos namorados é investindo em decoração temática. Você pode apostar em elementos que inspiram romantismo, como as cores rosa e vermelho, balões, corações, música e iluminação adequadas.

Essa data envolve muito sentimentalismo. Logo, o apelo a esses elementos pode ser um estímulo a mais que os clientes encontram para visitar sua loja e procurar saber o que você tem a oferecer para presentear.

Afinal, uma pessoa atraída pela vitrine, ao entrar na loja, está a poucos passos de concluir a compra. 

 

Crie Promoções

As promoções sempre são um grande atrativo para os consumidores. Isso é inegável. Comprar um presente legal e ainda ganhar uma vantagem, é perfeito.

Sugestões para você acertar em cheio:

  • Acrescente um brinde simples anexo às compras, por exemplo, um cartão bacana que possa ser entregue junto com o presente
  • Crie um sorteio para os clientes, seja de brindes, de desconto para a próxima compra;
  • Promova compre 1 leve 2, onde o segundo item seja diferente do primeiro, com valor igual ou inferior
  • Ofereça descontos em produtos especiais, aqueles que são mais direcionados para esta data
  • Permita o parcelamento das compras em mais vezes do que compras em datas normais
  • Utilize o frete grátis para todas as compras, ou acima de um determinado valor

E seguindo na mesma linha:

 

Crie kits para o presente perfeito

Se você deseja chamar mais atenção e ainda alavancar suas vendas, anuncie promoções e crie kits promocionais. Todo mundo gosta de uma boa promoção e ela se torna melhor ainda quando mais de um artigo pode ser comprado a um preço justo.

Para isso, você pode, por exemplo:

Presente dia dos namorados

  • Fazer kits para diferentes perfis de pessoas – kits para amantes dos eletrônicos; kits para quem gosta de cozinhar, etc
  • Criar grupo de presentes com produtos complementares – como, por exemplo, iPad + protetor de tela + capa + teclado + mouse
  • Criar ofertas com preços especiais para compra do kit de presente – incentivando o cliente a comprar o kit com mais de um item ao invés do produto isolado
  • Você pode criar kits que contenham sabonetes, hidratantes e perfumes, em vez de tentar investir na venda deles separadamente

 

Faça parcerias com outros segmentos no dia dos namorados 

Em todos os anos no dia dos namorados, restaurantes e hotéis ficaram com uma grande parcela da intenção de consumo por parte dos casais. Este ano, o cenário ganha outras proporções. Isso não significa, que as pessoas não irão buscar por restaurantes e jantares no dia dos namorados, mas sim que elas terão que fazer isso em casa. 

Então, aproveite essa oportunidade de proporcionar experiências para os casais aproveitarem dentro de casa. Um exemplo disso é: se você tem uma loja de roupas que tal criar um kit de presente com produtos da sua loja, mais uma garrafa de vinho, chocolates e um jantar de algum restaurante? Faça parcerias com restaurantes, e crie kits de experiências completas para os casais aproveitarem sem sair de casa. Esse tipo de estratégia é ótima pois facilita a vida dos consumidores (que vão encontrar tudo em um só lugar) e ainda ajuda na divulgação da sua loja. 

 

Fique atento à diversidade de casais

Os consumidores da atualidade buscam marcas que defendem diversidade e inclusão. Portanto, na hora de criar ações de marketing para o Dia dos Namorados, leve em conta os diferentes tipos de casais.

Para isso, você pode, por exemplo:

  •  Incluir fotos de casais LGBTQI+ em suas campanhas de marketing
  •  Levar em conta a diversidade de raças nas imagens de suas campanhas
  • Faça uma campanha “Todas as formas de Amor”, “Qualquer maneira de amar vale a pena”, “Vamos viver tudo que há pra viver”… compartilhando a história de diferentes perfis de casais namorados, “ficantes”, recém-casados, casados há muitos anos, etc

“Tem menino que ama menina, tem menino que ama menino, menina que ama menino e menina que ama menina.” Para todos os casais, feliz dia dos namorados! 

 

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Ofereça embalagens criativas

Para incentivar os clientes a comprarem em sua loja nessa época é preciso oferecer alguns extras que os ajudem a oferecer o presente da melhor maneira. E é por isso que disponibilizar embalagens diferenciadas pode ser uma ótima tática de marketing para essa data.

Para isso, você pode, por exemplo:

  • Oferecer embalagens com temas relacionados ao Dia dos Namorados – como estampa de flores, de cupidos, de coração etc. –, caixas com laços bem vistosos ou embalagens em formato de coração.
  • Criar uma embalagem especial, que tenha um espaço para o cliente colar a foto do casal ou da pessoa amada.
  • Fazer uma embalagem que tenha um espaço especial (no próprio pacote ou em um cartão anexado) para o cliente escrever uma declaração de amor.

 

Garanta um bom estoque

Mesmo que você tenha o estoque sob controle agora, é importante levar em consideração o aumento das vendas no Dia dos Namorados para poder se preparar adequadamente para essa data. Baseando-se nas vendas dos anos anteriores, você pode ter uma noção de quais são os produtos que mais saem nessa época. Faça pedidos a mais desses produtos para não correr o risco de deixar de vender por falta de estoque.

Além disso, se estiver fazendo uma oferta especial envolvendo algum item específico da loja, é importante ter um bom número desse produto no estoque.

 

Planilha para Controle de estoque em loja online

 

Crie ofertas para quem deixa para comprar o presente na última hora

Pode acreditar: muitas pessoas deixam para comprar o presente na última hora! Sua loja pode aproveitar essa oportunidade para se destacar, ajudando o cliente a resolver o problema de encontrar o presente ideal em pouco tempo.

Para isso, você pode, por exemplo, seguir este cronograma de mensagens:

  • No dia 10 de junho: “Faltam apenas dois dias para o Dia dos Namorados. Ainda dá tempo de aproveitar as ofertas que preparamos para você oferecer um presente especial nesta data!”
  • No dia 11 de junho: “Ainda não comprou o presente? Confira nossas ofertas e kits especiais para essa época e não deixe de presentear a pessoa amada nessa importante data!”
  • No dia 12 de junho: “O Dia dos Namorados é hoje! Não teve tempo de comprar o presente? Passe em nossa loja e confira kits prontos para não deixar essa data passar em branco!”

 

Divulgação

Para vender, seja em qualquer data, você deve divulgar sua loja para que os potenciais clientes a conheçam, e para que os que já são clientes, nunca se esqueçam dela.

Para divulgar sua loja nesse Dia dos Namorados, mude a apresentação do site. Inclua a cor rosa ou vermelho e, ainda, corações e cupidos. Também pode usar um banner como recurso para divulgar e destacar a sua loja.

Mande e-mails promocionais, mensagens, abuse das redes sociais para divulgar sua loja e suas promoções. 

Divulgue, divulgue, divulgue!

Agora é só colocar a mão na massa. Ao planejar todas as suas estratégias, lembre-se que conquistar o cliente no Dia dos Namorados pode significar vendas recorrentes para o seu negócio. Então, cative o seu cliente e não o deixe escapar de forma alguma. Torne o Dia dos Namorados do seu cliente inesquecível!

Você tem alguma dica sobre o Dia dos Namorados? Compartilhe nos comentários abaixo.

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