Vender mais dia das mães

11 ideias para a sua loja vender mais no dia das Mães

O mês de Maio vem se aproximando e com ele uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro: o Dia das Mães! O domingo, 09 de Maio, pode ser uma ótima oportunidade, mesmo com a pandemia do COVID-19.

O mês de Maio vem se aproximando e com ele uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro: o Dia das Mães! Essa data é tão importante que perde apenas para o Natal e Black Friday. O domingo, 09 de Maio, pode ser uma ótima oportunidade, mesmo com a pandemia do COVID-19, ao longo deste post vou apresentar dicas para a sua loja vender mais no dia das mães.

Essa data comemorativa é capaz de dar um “boom” no comércio com o aumento sazonal das vendas. De acordo com o Google Trends, o número de pesquisas das palavras “dia da mães” e “sugestões de presentes” vem crescendo durante o mês de maio nos últimos cinco anos.

O dia das mães é a data com maior perspectiva de vendas em 2021. Embora no ano anterior, 2020, dados do Mercado e Consumo mostraram um recuo de 41% nas vendas do comércio nacional em maio, o e-commerce aumentou o faturamento em mais de 117%. Diante disso, o novo comportamento do consumidor não permitiu que todos os esforços das empresas fossem perdidos.

Inovar em época de pandemia pode ser um grande desafio para muitas lojas que precisam entender o novo comportamento do consumidor bem como criar estratégias que atendam as necessidades atuais.

Por isso, é essencial ter uma visão ampla e moderna, para que as vendas continuem aumentando com planejamentos bem feitos. Pensando nisso, preparamos para você dicas incríveis de como realizar a campanha de dia das mães e alavancar suas vendas no próximo mês. 

Ficou curioso? Continue lendo até o final para conferir.

 

1) Planeje-se com antecedência

Alguns dos pontos principais da preparação para qualquer data comemorativa, seja no e-commerce ou na loja física, é ter um bom planejamento e organizar-se com antecedência. Assim como você, muitas outras lojas também desejam aumentar as vendas nesse período. Com uma concorrência tão acirrada, quem não se prepara antecipadamente acaba ficando para trás.

  • Negocie com fornecedores e transportadoras

Já imaginou ficar sem estoque ou transporte em uma data tão importante como o Dia das Mães? Isso pode acontecer se você não se antecipar. A negociação com os fornecedores de produtos e com as transportadoras são os pontos principais nessa conta.

  • Estude oferecer mais opções aos consumidores

Em datas comemorativas, o tempo de entrega é ainda mais importante. As pessoas buscam fretes rápidos e, em alguns casos, estão até dispostas a pagar a mais para ter o pedido em mãos no dia correto. Assim, oferecer diferentes opções de entrega é essencial.

 

2) Conheça seu público-alvo

Pesquisa de público-alvoEm primeiro lugar, para uma campanha de dia das mães mais assertiva, entenda suas personas e segmente seu público-alvo. Mas, o que isso quer dizer? Verifique se o seu produto atende às necessidades e desejos das mães ou dos filhos que buscam por melhores opções para presenteá-las.

 

3) Invista em promoções

Kits exclusivos para a data comemorativa, frete grátis, cupons de descontos e preços especiais. Todas essas opções são sugestivas para o cliente realizar a compra e gerar até uma possível fidelização.

Porém, deixe claro que essas promoções têm um senso de urgência e uma data limite de expiração. Além disso, mostre que sua marca se preocupa com datas especiais. Afinal, quem não gosta de um descontinho?

Uma opção bem interessante é criar ações interativas. Por exemplo, você pode criar um Concurso Cultural em que os clientes mandem fotos com as mães para o Facebook da loja. A mais curtida ganha um prêmio especial.

Além de aumentar as vendas, você estimula a interação com o cliente nas redes sociais e ajuda a melhorar a reputação da sua loja virtual.

 

4) Inove para as mães modernas

Aquela história de que mãe gosta de panelas novas e jogo de talheres já está datada! Hoje em dia as mães são super modernas e adeptas ao estilo de vida “descolado”.

Por isso, fuja do clichê. Uma boa ideia para lojas de cosméticos, por exemplo, é oferecer um dia especial para as mães com hidratação na pele e maquiagem vendidos na loja.

Nesse caso, uma das regras pode ser que dentro do pacote, ao finalizar esse “spa day” a mãe ganhe uma cesta de produtos, já paga previamente pelos filhos ou pais.

Mas como uma loja de cosméticos faria esse spa day, se apenas pode oferecer os produtos? A resposta para essa pergunta está no próximo tópico!

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5) Avalie a possibilidade de parcerias

Como o exemplo da lógica de cosméticos com serviço de spa, esse caso poderia ser uma parceria entre um salão de beleza e a loja, por exemplo, fazendo com que ambos consigam uma maior rede de clientes e assim, mais vendas.

Além disso, se o seu ramo de atuação não combinar com o spa existem diversas outras opções como floriculturas, fotógrafos e joalherias.

O próximo passo para criar uma campanha de dia das mães de sucesso é avaliar a necessidade de parcerias com outras lojas ou influencers digitais do seu nicho. Porém, é preciso analisar a similaridade entre os públicos. 

Por exemplo: influenciadores que produzem conteúdo sobre maternidade real podem gerar mais identificação e engajamento para o produto de sua marca.

 

6) Ofereça cartão presente

Cartão de presente para o dia das mãesNo Dia das Mães são os pais e os filhos que compram o presente, por isso, eles podem aparecer com bastante dúvidas sobre o que a mãe poderia gostar.

Nesse caso, vale ter cartões presentes com diversas opções de valores para que a mãe possa escolher pessoalmente o presente desejado conforme o valor estipulado em uma loja que goste.

Os cartões presentes não precisam necessariamente ter uma mensagem, mas esses “recadinhos de amor” fazem toda a diferença e os clientes buscam bastante por elas. Portanto, vale apostar tanto em cartão presente como em cartão mensagem, independente da venda conjunta ou não!

 

7) Crie combos especiais

Um é pouco, dois é bom e três é demais? Que nada!

O dia das mães é uma data comemorativa em que os clientes querem demonstrar através de um presente todos os sentimentos pela mulher que os criou.

Por isso, muitos consumidores querem dar um bom presente ao mesmo tempo que gostariam de economizar.

Tendo esse ponto em vista, uma excelente opção são os combos de produtos ou serviços, assim os consumidores podem dar mais de um presente e ainda sair no lucro, já que a ideia do combo é conseguir um valor mais acessível por comprar uma quantidade maior de produtos. Além disso, o ticket médio da sua loja aumentará e o seu negócio sairá no lucro.

 

8) Capriche nas embalagens

Os clientes são visuais e por isso, as embalagens podem fazer toda a diferença na hora da escolha da loja!

Caso você venda doces, por exemplo, as embalagens serão um diferencial com relação aos seus concorrentes, caso eles não façam nada personalizado.

Embalagens com coração, frases sentimentais ou até mesmo estampadas com uma foto de filho e mãe com certeza trarão mais vendas.

 

9) Use a entrega express

Alguns sites oferecem o sistema de entrega bem rápido nas principais cidades. O Mercado Livre Full e a Amazon Prime são exemplos de entregas que acontecem a partir de 24h depois da compra. Então, se a preocupação era entregar um presente a tempo pra sua mãe, ainda dá pra pedir algo hoje e enviar diretamente para casa dela. 

A nossa sugestão é avisar pra ela que você enviou uma encomenda pra lá, mas sem contar que é um presente. Já imaginou se ela não aceita o pacote porque não pediu nada pelos correios? 😂

Com essas dicas, a gente espera que seja possível encurtar um pouco a distância emocional entre as famílias. Agora não tem mais desculpa pra não dar presente, hein? 

 

10) Aceite o novo meio de pagamento: PIX

O PIX é o novo meio de pagamento instantâneo fornecido pelo Banco Central do Brasil. A maioria dos bancos já está oferecendo esse serviço por meio do Internet Banking no celular.

Esse pagamento sai mais barato para a empresa e é uma vantagem ao cliente, já que para pagar basta acessar o aplicativo do banco e realizar a transferência imediata sem custo.

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11) Dê um passo além para vender mais no dia das mães

Todas as dicas expostas aqui são importantes para que sua loja física ou e-commerce tenham resultados positivos. No entanto, não limite seu planejamento a elas. Com um bom entendimento de mercado e do seu público-alvo, é possível empreender uma série de ações criativas para o Dia das Mães.

É possível, por exemplo, produzir uma série temática de vídeos sobre a data, protagonizada pelas mães dos funcionários da sua empresa. Também têm lugar iniciativas simples mas extremamente efetivas como produzir guias personalizadas de presentes por perfil de mãe, fugindo dos clichês de itens de cozinha e eletrodomésticos.

As opções são muitas e, quanto antes você iniciar o planejamento das ações de marketing do Dia das Mães, melhores serão os resultados sobre as vendas. Agora é a hora de considerar as alternativas e elaborar o seu planejamento promocional tendo em vista a aproximação de uma data tão importante como o Dia das Mães.

É fundamental prestar atenção nessas tendências para conseguir bons resultados na comemoração. Nesse sentido, negociar com os fornecedores antecipadamente para conseguir bons preços e oferecer boas promoções, reforçar a divulgação nas duas semanas que antecedem o evento e investir em ações omnichannel são algumas das estratégias que merecem atenção especial.

 

Acima de tudo: Divulgue! ✨

De nada adianta você planejar campanhas de Dia das Mães super criativas, se não divulgá-las, não é mesmo?! Publicações em redes sociais, campanhas de e-mail marketing e mensagens via aplicativos de conversa são as melhores alternativas para atingir o seu público.

Tem outras dicas para vender mais no dia das mães? Compartilhe com a gente nos comentários!

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