Novos negócios

Como montar uma loja gastando pouco dinheiro

Quem deseja saber como abrir uma loja com pouco dinheiro e não está achando nenhuma resposta, pode pegar seu bloco de notas. Nossas dicas chegaram para tirar todas as dúvidas!

PUBLICADO EM 28 DE julho DE 2023 7 minutos de leitura

Descobrir como abrir uma loja com pouco dinheiro é descobrir a melhor forma de realizar um sonho e ser financeiramente independente. Se você acha que é impossível, prepare-se para se surpreender: vamos te contar tudo.


Existem alguns caminhos que você pode seguir ao iniciar um novo negócio, principalmente se está pensando em como montar uma pequena loja. Optar por esse tipo de negócio é muito comum entre micro e pequenos empreendedores, principalmente no varejo. Aqui mesmo no nosso blog já abordamos alguns tópicos que podem te auxiliar. Recomendamos o que é sobre como abrir uma loja sendo MEI e também o que fala sobre quais os documentos necessários para abrir uma loja.

No entanto, sabemos que nessa primeira fase, o capital necessário para a montagem da loja é uma questão fundamental. Mesmo com muitas ideias e muita vontade, a falta do dinheiro pode desanimar. Por isso, neste artigo fizemos um apanhado de dicas para ajudar a montar uma loja gastando pouco dinheiro. Confira: 

Defina o público-alvo da sua loja

A maioria das pessoas não define o público-alvo ao abrir uma loja ou decide que vai adotar a estratégia de atender todos os públicos. Na prática, principalmente para quem possui um orçamento reduzido, isso não funciona. Vamos explicar o motivo.

Imagine o cenário: você abre uma loja e decide atender todos os públicos. Se o espaço físico de sua loja for pequeno, o que geralmente acontece quando há pouco investimento, onde você irá armazenar o seu estoque ou exibir suas mercadorias? Certamente, faltará espaço. Outra coisa que pode acontecer é de o seu cliente não encontrar a mercadoria desejada. De uma forma ou de outra, pode-se criar uma insatisfação para o cliente.

É muito importante definir o público-alvo. Sabendo quem é o seu cliente, você pode definir o seu produto. Imagine que você está pensando em como montar uma loja de roupa com pouco dinheiro, se você sabe quem é o seu consumidor e o que ele procura, vai saber com o que abastecer seu estoque: modinha, fitness, idosos, jovens, infantil, plus size, entre outros. 

Desta forma, os investimentos vão para o que realmente importa. Depois, quando sua loja crescer, você pode pensar nos públicos que possuem afinidades com seu público atual e com isso ampliar a sua abrangência.

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você a se comunicar com seu público-alvo:

  • O público é jovem? Utilize uma rede social como Instagram para realizar a comunicação online.
  • O público tem mais idade? Dê preferência a uma rede social como Facebook ou até mesmo uma rádio para realizar a comunicação da sua loja.
  • O público é fitness? Faça uma parceria com academias para vender seus produtos onde eles são usados.

Escolha um ponto com o melhor custo-benefício

Se você resolver montar uma loja física, utilize as seguintes perguntas para decidir se o lugar que está analisando é uma boa opção:

A região possui alto fluxo de pedestres?

Não? Nesse caso, levando em consideração que o fluxo de pedestres é pequeno, há um bom número de vagas para estacionamento? Se a resposta aqui também for não, procure um local melhor para você montar sua loja.

A sua futura loja pega sol?

Se sim, em qual período? Manhã ou tarde? Não é um problema, porém priorize sempre o sol da manhã. Nesse horário, normalmente o sol é mais fraco e a chance de um cliente passar na frente de sua loja e não atravessar a rua por causa do calor, é maior.

Você ficará integralmente na sua loja?

Se não, procure por um local que seja de fácil acesso e bom trânsito. Dessa forma, sempre que houver um problema e seu time precisar da sua ajuda, você pode se locomover bem rápido até a loja. 

Além dessas perguntas, tem o lado financeiro. Opte por uma loja que caiba no seu bolso, afinal não adianta pagar um aluguel altíssimo e não ter mercadoria para repor ou ter uma loja pequena em que não cabe toda a mercadoria para vender. Sempre procure o meio termo e escolha o ponto com o melhor custo-benefício.

Faça uma lista com o que sonha para a loja e escolha o que realmente precisa

Você precisa ter um foco no que é importante para a sua loja funcionar. Afinal, a sua loja precisa de uma fachada caríssima ou um balcão enorme? Pode ser que depois de conquistada uma ampla clientela sim, mas no dia zero, o dia em que você inaugura a sua loja, precisa? Acredito que não, esses são dois exemplos de sonhos para a sua loja.

Na abertura da loja, ela precisa de mostruário, prateleiras e um balcão pequeno? Com certeza esses são três exemplos de itens extremamente necessários. 

Fazer uma lista realista é importante, para você saber o que é fundamental para começar e para decidir quando cada sonho será realizado. Quando o dinheiro é apertado, você tem que definir o foco da sua loja no início com pouco orçamento. Economize tudo que você puder no começo, optando por soluções simples e inovadoras.

Tenha um planejamento financeiro definido

O objetivo básico de um empreendedor é ganhar dinheiro. Parece óbvio, mas no início, o mais importante é ficar no zero a zero. Para que isso aconteça, não deixe de ter um planejamento financeiro desde o primeiro dia. Defina qual o mínimo que você precisa vender para não ficar no prejuízo, tenha uma projeção de gastos.

Com o planejamento financeiro realizado, defina alguns marcos estratégicos: se chegar ao faturamento X durante alguns meses, vou comprar um balcão novo, ou, após tantos meses com lucro acima de Y% irei aumentar o quadro de funcionários. Esta é uma forma de você ‘presentear’ a loja pela prosperidade do seu negócio.

Faça uma análise de mercado

Mesmo quem está pensando em como abrir uma loja pequena precisa conhecer o mercado. Saiba quem são seus concorrentes, do que os seus clientes gostam, qual a tendência do mercado que você escolheu, como seus correntes estão se comunicando nas redes sociais. Também visite algumas lojas presencialmente e conheça seus fornecedores, afinal o que é bom para a loja do seu lado, pode ou não ser boa para sua. Conheça todo o ecossistema. O melhor deste tipo de análise é que ela é gratuita, depende apenas de você.

A mercadoria que você comprou é simples, deve ser vendida por 10 reais? Se sim, venda por 10 reais, não adianta você tentar vender uma mercadoria de 10 reais por R$ 60 ou R$ 70. Sendo uma mercadoria mais simples, se seu cliente pagar esse valor mais alto, será apenas uma vez e ele não voltará.

Busque um diferencial competitivo, o que sua loja terá diferente dos concorrentes? Só não vale um atendimento diferenciado. Todo mundo vende esse ‘diferencial’, a não ser que for um atendimento personalizado de verdade. Se não for o caso, não tente enrolar o cliente.

Avalie também quais serão os meios de pagamento que sua loja aceitará? Dinheiro, cartão de crédito, débito, crediário próprio, cheque? Hoje o PIX é uma alternativa incrível tanto para consumidores quanto para lojistas. Lembre-se que a falta de um meio de pagamento pode significar a perda de uma venda, mas certifique-se de oferecer segurança nas transações financeiras.

Organize-se com um sistema de gestão

Gostou das nossas dicas? Além delas, precisamos falar sobre a necessidade de um sistema de gestão específico para pequenos negócios. Ele vai ajudar a acompanhar cada área da empresa com agilidade, facilitando processos e sem gerar um custo alto – o que é fundamental nesse momento. O Hiper é uma excelente alternativa.

Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso blog e confira mais dicas de vendas e gestão para a sua loja!

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