Como abrir uma livraria é uma dúvida de muitos empreendedores encantados por boas histórias. Se você tem esse sonho, logo vai descobrir quanto custa abrir uma livraria pequena e torná-lo realidade. Continue sua leitura!
Você é apaixonado por livros e sempre teve vontade de ter um negócio próprio, que tal abrir uma livraria? Começar um novo negócio aos poucos, pode ser uma ótima forma de ir conquistando mercado e um público engajado. E quando trabalhamos com o que já conhecemos bem e gostamos, fica muito mais fácil!
Ao longo deste artigo, vamos te mostrar os principais pontos para ficar de olho na hora de montar uma livraria. São eles: a documentação necessária para abrir uma loja, o investimento médio inicial, a escolha (ou não) de um nicho e como divulgar o seu negócio. Vamos lá?
1. Documentação para abertura da livraria
Antes de iniciar o levantamento da documentação para abertura da livraria, é preciso ficar atento a alguns fatores: sua loja será física ou online? Você irá trabalhar apenas com participação em feiras? Deseja ter uma livraria com produtos novos ou montar um sebo?
Entender o formato do seu negócio, ajudará nos passos seguintes. De modo geral, para uma livraria física, os documentos necessários são:
- Contrato Social
- Registro na Junta Comercial
- CNPJ
- Inscrição estadual
- Alvará de funcionamento
- Licença dos bombeiros
- Licença da vigilância sanitária
- Registro na Previdência Social
Caso você trabalhe com vendas online, seja através de um e-commerce ou redes sociais, não precisará de documentos específicos de lojas físicas, como consultas na prefeitura e alvará de funcionamento. E se você está começando o negócio, saiba que existe a possibilidade de abrir a sua loja como MEI.
Se você optar pelo comércio online, precisará ficar atento para a contratação de uma plataforma de vendas, domínios com o nome da sua loja e possíveis parcerias com empresas de transporte e meios de pagamento. Além disso, é importante lembrar que ter um CNPJ é essencial mesmo para o comércio digital. Você precisará emitir documentos fiscais aos clientes, e com esse documento também poderá fazer as compras direto das editoras.
Está com dúvidas? Consulte um contador! Esse é o profissional mais adequado para buscar durante a abertura de uma loja.
2. Investimento médio para montar uma livraria
Já tenho a lista de todos os documentos necessários, mas quanto custa abrir uma livraria?
Para transformar a loja dos seus sonhos em realidade, o investimento também irá depender do formato escolhido. Segundo uma análise do Sebrae, o investimento para abertura de uma loja física fica, em média, em R$ 93.500,00. Claro que isso também vai variar de acordo com a região em que você vai atuar.
Os especialistas do Sebrae organizam os valores da seguinte maneira:
Itens | R$ |
Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas | R$ 3.500,00 |
Mobiliário para a área administrativa | R$ 7.000,00 |
Reforma e adaptações de instalações | R$ 10.000,00 |
Equipamentos, estoque inicial e tecnologia | R$ 53.000,00 |
Capital de giro | R$ 20.000,00 |
Investimento total | R$ 93.500,00 |
Esse valor pode assustar um pouco, principalmente se você pretende ter uma livraria pequena ou um sebo. No entanto, não se preocupe com antecedência. Os valores podem cair significativamente dependendo do formato de trabalho que escolher, ou seja, se você abrirá a livraria em um cômodo da sua casa, em uma sala comercial de bairro ou em um shopping.
Mesmo que você opte pelo comércio online, ainda precisará de um espaço adequado para armazenar o estoque com qualidade e sem prejudicar o material. Para esse formato de loja, você também precisará investir em uma plataforma de vendas online, no material para envio das encomendas e outros possíveis gastos específicos do setor.
Atenção: ressaltamos que os valores listados são apenas para que você tenha uma base. Eles poderão mudar de acordo com a região que você mora, tamanho da sala comercial e quantidade de itens no estoque.
3. Invista em um nicho para a sua livraria
Independente do seu lugar de vendas, investir em nichos específicos pode facilitar a organização e direcionamento do negócio, principalmente quando se está começando. Por nichos, incluímos livrarias que focam em um público ou tema específico, como livros infantis, por exemplo.
Essa estratégia pode ser muito bem-vinda, quando o valor de investimento no negócio é baixo. Então, você foca na compra de títulos específicos de um segmento e se comunica diretamente com o público interessado. Essa segmentação de mercado, também pode facilitar a escolha de outros itens para vendas além dos livros. Você pode trabalhar com discos e DVDs antigos, objetos de decoração, artigos para escritório, brinquedos educativos. Enfim, tudo o que pode estar relacionado com o momento da leitura, com seu público-alvo e que pode ajudar na hora da compra de um presente ou de trazer mais itens para um pedido.
Montar um sebo, também pode ser visto como um nicho dentro das livrarias. Neste caso, pense em programas de trocas de livros e organize o seu espaço de acordo com os temas das publicações. Para esse segmento, uma dica indispensável, é fazer o cadastro da loja em sites de vendas, como a Estante Virtual. Essa plataforma reúne sebos e é uma maneira simples de informatizar o seu negócio e alcançar novos públicos.
Além disso, você também pode abrir a sua loja junto com outros comércios. Um exemplo comum, é abrir a livraria junto com um café. Inclusive, a livraria pode ser também um café, lanchonete ou bar. Esse é um modelo de negócio que pode atrair clientes com mais frequência.
4. Como divulgar uma livraria
Para que todo mundo conheça a sua loja, é preciso investir em divulgação constante, não só no momento de inauguração. Algumas ações devem se tornar parte da rotina, junto com a gestão do negócio.
É importante entender o quanto cada ação combina com a sua loja, o que seus concorrentes fazem e de que forma você consegue arcar com esse marketing. Sim, as ações precisam estar dentro do orçamento disponível. Uma dica fácil e barata é começar pelas redes sociais.
Redes sociais
Criar redes sociais para livrarias e sebos é uma opção certeira. Faça um perfil no Instagram e no Facebook para compartilhar as novidades da loja, dar dicas de leitura e republicar o conteúdo dos clientes. O TikTok também é uma opção interessante para o setor, aproveite para fazer vídeos com dicas de leitura e lançamentos usando a hashtag #BookTok.
Use as redes sociais como um canal de atendimento ao cliente, tire um período do dia para responder dúvidas dos comentários e mensagens. Lembre-se de manter o conteúdo sempre atualizado e poste com regularidade.
Feiras
Feiras de livros podem ser outro canal importante para as vendas na sua loja. Informe-se sobre quais eventos acontecem na sua região e adicione no seu calendário. Essa é uma maneira legal de conhecer novos consumidores e fazer mais vendas.
Divulgue suas participações em feiras nas redes sociais e, se possível, crie promoções ou condições exclusivas para o evento.
Parceria com influenciadores
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como escolher a próxima leitura, por esse motivo, se popularizaram muitos influenciadores no mundo da leitura. Busque por booktubers, como são conhecidos, que estejam alinhados com o seu nicho de mercado e público. Se você tem um negócio pequeno, busque por influenciadores da sua região. Trabalhar com parcerias costuma fazer muito sucesso!
Ao trabalhar com os influenciadores, lembre-se que eles conhecem profundamente o público com quem conversam e podem trazer insights muito interessantes para sua livraria. Fique aberto às ideias.
Extra: quanto fatura uma livraria pequena
Assim como os custos para montagem variam de acordo com a região e o nicho escolhido para a livraria, o faturamento também é impactado por essas decisões. De um modo geral, estima-se que a margem de lucro de uma livraria seja de 30% em cima dos valores de compra dos livros. Para outros produtos, o lucro pode ser outro.
Gostou das dicas? Esperamos que você tenha muito sucesso nesse novo negócio! E continue acompanhando o Blog da Hiper para mais dicas.