Conheça 5 dicas incríveis de inovação no varejo

A inovação no varejo já não é mais uma questão de escolha. Para se destacar dos concorrentes e sobreviver ao mercado é preciso adotar novas formas de fazer as antigas tarefas, mas isso não significa que você precisa modificar completamente as ações da sua empresa.

Com algumas medidas simples, já é possível inovar e conquistar novos clientes. Pensando nisso, explicamos neste post por que é fundamental estar sempre inovando no varejo e apresentamos 5 dicas de como fazer isso com sucesso. Acompanhe!

 

Inovação no varejo é questão de sobrevivência

Diante de tanta concorrência no varejo hoje, inovação é questão de sobrevivência. Quem encontra formas novas, criativas e eficientes de realizar as atividades da empresa tem mais chances de se destacar no mercado, atrair e fidelizar mais clientes.

Entretanto, engana-se quem pensa que só é possível inovar nos produtos ou por meio de algo totalmente extraordinário. Até mesmo pequenas mudanças nas ações do dia a dia podem promover esse tipo de transformação. Lembre-se apenas de uma coisa: as inovações devem estar alinhadas aos valores e à personalidade da sua empresa e dos seus clientes.

 

Dicas para inovar no varejo

Agora que você conhece a importância da inovação no varejo e como isso já não é mais uma questão de escolha, mas de sobrevivência, deve estar se perguntando como inovar. A seguir você confere algumas dicas.

 

1. Inove na abordagem

Nenhum cliente gosta de atendimento ruim. A forma como você ou seus funcionários abordam os consumidores que chegam até a loja pode fazer com que eles se tornem clientes fiéis ou nunca mais retornem — além de influenciarem os amigos a fazerem o mesmo tanto no caso negativo quanto no positivo.

Por isso, inovar na abordagem pode gerar muitos benefícios para o seu negócio. Educação, empatia, respeito e interesse, por exemplo, são fundamentais para o sucesso dessa ação. Estude diferentes técnicas de atendimento e elabore planos para colocá-las em prática na sua loja.

 

2. Antecipe as tendências

Um dos maiores erros que um empresário pode cometer é não ficar de olho nas tendências do seu mercado de atuação, afinal, os concorrentes podem se antecipar e conquistar clientes primeiro.

É preciso acompanhar as notícias e as novidades sobre o varejo, tanto no seu local de atuação quanto em outros países, por exemplo. Além disso, não deixe de estar atento às novas necessidades dos consumidores.

 

3. Invista em novas tecnologias

A tecnologia tem avançado muito nos últimos anos e gerado benefícios para diferentes setores, e isso não é diferente no varejo. Por meio de um sistema de gestão você pode promover inovação em uma série de processos da loja.

Automatizar as tarefas de vendas, do estoque, do financeiro e em outras áreas da sua empresa pode ajudar na redução de custos, no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade do atendimento, entre outros pontos.

 

Solicite uma demonstração

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Sistema para gestão de lojas

 

4. Explore o diferencial do seu negócio

Além de acompanhar o que os concorrentes têm feito e o que os clientes necessitam, olhar para dentro da empresa também é importante para conseguir inovar no varejo. Como podem existir muitos negócios semelhantes ao seu, é fundamental saber o que diferencia a sua empresa das outras.

Os valores, as características e as atitudes da sua organização podem ser uma excelente forma de inovação que chamará a atenção dos clientes. Você pode oferecer um atendimento melhor, atuar nas redes sociais de forma diferente dos concorrentes, entre outros.

 

5. Use estratégias de marketing

Estratégias de marketing não são novidade, mas a forma de fazê-las pode ser inovadora. Além dos tradicionais anúncios, promoções e parcerias, você pode aproveitar a tecnologia para aumentar as vendas.

O marketing digital têm crescido muito ultimamente e permite a utilização de diferentes ferramentas para se destacar dos concorrentes. E-mail marketing e mobile marketing são algumas das opções que você pode utilizar.

Como você viu, a inovação no varejo é fundamental para manter um negócio funcionando hoje. Com as dicas que apresentamos neste post, sua loja poderá adotar medidas inovadoras, se destacar dos concorrentes e conquistar mais clientes.

Quer saber mais sobre gestão de lojas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivo sobre gestão de lojas: