Nem só de metas vivem os vendedores. Existe todo um contexto relacionado à abordagem e o relacionamento com o cliente. Entre os principais estão sua postura, atitude e comportamentos que se alinhem à cultura da sua marca. Mas, o profissional dessa área pode ir muito além dessas características.
Todo empreendedor quer ser reconhecido pela qualidade dos produtos que oferece e deseja ter um atendimento de qualidade. Afinal, essas duas características são imprescindíveis para conquistar e manter clientes.
Seus vendedores são essenciais na construção dos laços entre seus clientes e consumidores em potencial com a sua loja. Por isso, é importante que você entenda isso e consiga transferir as suas ideias para capacitar os seus profissionais e alinhá-los com a proposta do seu negócio.
Nesse cenário, os funcionários da loja têm papel fundamental. Pensando nisso, apresentamos neste post quais são as funções do vendedor, a importância desse profissional e quais características devem ser analisadas na hora da contratação. Confira!
Qual a importância do vendedor para as lojas?
O sucesso de uma loja está diretamente associado ao cumprimento de suas metas e objetivos e muitos deles se relacionam com as vendas. O profissional que pode impactar diretamente esses indicadores é o vendedor.
Ele também é o principal ponto de contato da empresa com os clientes, o que é importante para o fortalecimento da marca e para a fidelização. Por esses e outros motivos, é importante que todo dono de loja reconheça essa importância e saiba quais são as funções e características esperadas desse profissional.
Aqui é preciso deixar bem claro que o vendedor vai ser a personificação da loja junto aos consumidores. Pense que, dessa forma, a loja será tão atenciosa, eficiente ou atualizada quanto o próprio vendedor. Por outro lado, uma pessoa arrogante ou preguiçosa transmitirá essa característica imediatamente para a marca que representa.
Quais são as principais funções do vendedor?
Ao contrário do que se pode imaginar, o vendedor tem muitas atividades que fazem parte do seu dia a dia dentro da loja. A venda em si é apenas uma delas. Confira a seguir algumas das funções desse profissional:
- Recepcionar e atender o cliente que entra na loja. Depois da vitrine, é o vendedor que vai ter a função de ajudar a criar a imagem da sua loja. Se ele souber deixar seu cliente à vontade no ambiente, estando disponível sem forçar a barra, terá grandes chances de fechar vendas.
- Reconhecer os diferenciais de sua marca e usá-los como argumento de venda. Um bom vendedor conhece a marca e sabe falar sobre ela com convicção.
- Conhecer o mercado para associar as suas soluções com as carências identificadas na concorrência. Também é preciso entender o que acontece no mercado, afinal precisa saber posicionar sua marca diante das outras para os clientes.
- Servir como um consultor de cada cliente que entra na sua loja, focando mais em soluções do que bater a sua meta, simplesmente. Um bom vendedor sabe que a satisfação do cliente é o principal objetivo do seu trabalho e a forma mais consistente de alcançar objetivos.
- Demonstrar o produto, a fim de aumentar a confiança do cliente. Muitas vezes os consumidores têm dúvidas se o produto é fácil de usar, se vai se adequar à sua casa ou ao seu dia a dia e o vendedor precisa saber como responder essas questões.
- Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os no pós-venda. O pós-venda é fundamental para a retenção dos clientes e o bom vendedor sabe disso.
- Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus produtos em sua loja. Pelo contato direto com os clientes, eles conseguem entender qual a melhor forma de falar com eles e que tipo de campanha chama mais atenção.
- Analisar o desempenho dos atuais e novos produtos e checar também o ponto de venda, a fim de verificar se estão com um bom desempenho. Outra coisa que o vendedor consegue saber pelo contato direto com os consumidores é a opinião deles sobre os produtos. Em uma loja de roupas, por exemplo, vai conseguir explicar porque um item está encostado, se as pessoas não gostam da cor ou se a peça não tem um bom caimento.
- Organização da loja – essa atividade pode ser função do vendedor em caso de lojas pequenas e com equipes reduzidas. Manter loja e estoque organizados, vitrines sempre atraentes, preços e promoções sempre visíveis conforme legislação e técnicas promocionais. Afinal de contas, todas essas atividades também contribuem para a conclusão da venda.
Mas de nada adianta conhecer as funções se esse vendedor não “Vestir a camisa”. Um bom vendedor precisa gostar do que faz e principalmente do lugar onde trabalha. Para que ele tenha sua motivação diária, o jeito de pensar ou as ideias do profissional devem ser alinhadas com as da loja. Somente dessa forma ele vai se sentir bem no ambiente de trabalho e vestir a camisa da empresa.
Portanto, crie um ambiente agradável na sua loja e trate seus vendedores como as pessoas importantes que eles são para o seu negócio. Gestão de pessoas não é uma das tarefas mais fáceis, mas, é essencial para o seu sucesso.
Como ser um bom vendedor?
Existem características que são comuns a vendedores no geral, mas outras dependem do tipo de vendedor que está sendo considerado. É um vendedor interno ou externo? Se você não sabe a diferença, enquanto o vendedor interno atua nas dependências da empresa, realizando as vendas por meio de diversos canais de comunicação e demais recursos que permitam realizar o processo de negociação com os clientes; o vendedor externo é o que faz visitas aos clientes para realizar suas vendas.
Se você tem um negócio B2B, ou seja, que vende produtos para outras empresas, é bem provável que conte com uma equipe de vendedores externos. Eles farão visitas periódicas aos clientes para pegar os pedidos ou irão visitar novos possíveis clientes.
Mas mesmo em lojas do segmento B2B podem ter vendedores internos. Eles fazem demonstração dos produtos, cadastro do cliente e podem, inclusive, ajudar a entender qual o perfil do consumidor.
Quais características um bom vendedor interno deve ter?
Há uma série de itens que podem ser destacados como as características de um vendedor bem-sucedido, a começar pela sua capacidade de persuasão, habilidades de comunicação e muita paciência. É preciso prática e principalmente muito estudo para se vender melhor e com mais consistência. Um bom profissional de vendas precisa estar pronto, antes de tudo, para entender o cliente e suas necessidades.
Uma boa venda é consultiva. É preciso entender o que o cliente espera, e adaptar suas ofertas e discursos para isso. Conhecer seu produto e saber ouvir o cliente são dois itens fundamentais. Uma das maiores habilidades técnicas que todos os vendedores devem aprender é criar vínculo com o cliente. Existem formas de desenvolver essas habilidades, mas, principalmente, o que um bom vendedor precisa ter é vontade.
O vendedor precisa trabalhar com entusiasmo e energia todos os dias. Acima de tudo, é um profissional que acredita em seu potencial e que se dedica a uma marca, serviço ou empresa. Um bom profissional de vendas busca sempre ter um diferencial, seja sua alegria, honestidade, simpatia, charme e até mesmo a inteligência emocional.
Um bom vendedor é aquele que persuade o cliente, conhece bem o seu produto e avalia o próprio desempenho constantemente. Mesmo que você não reconheça em si ou em sua equipe todas as habilidades das quais falamos, sempre é possível evoluir e desenvolvê-las. Lembre-se sempre de que buscar aprendizagem contínua é essencial.
Para concluir
Neste post você conheceu as principais funções do vendedor e por que esse profissional é tão importante para sua loja. Mas para ter sucesso na escolha de bons profissionais, é necessário saber quais características auxiliam em suas atividades. No caso dos vendedores, como falamos, habilidades emocionais e técnicas são fundamentais. Confira também nosso post: 10 qualidades essenciais do profissional de vendas.
Agora você já conhece as principais características de um bom vendedor, que tal desenvolvê-las e se destacar na área? Se for contratar um profissional para essa área, teste essas características nos candidatos para encontrar o melhor.
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