A vitrine de loja é o espaço destinado a exibir produtos ou serviços disponíveis para venda. É uma ferramenta de marketing visual muito importante para lojas, já que é o primeiro ponto de contato que muitos clientes têm com o negócio e pode influenciar sua decisão de entrar e fazer uma compra.
Não é novidade que a criação de vitrines que melhor exponham os produtos podem atrair os clientes e aumentar as vendas. Afinal, as pessoas estão no vai e vem do dia a dia e, além disso, são muitos os anúncios visuais e sonoros tentando um espaço na atenção. Chamar a atenção para a sua loja, portanto, deve ser um cuidado constante.
Lembre-se ainda que é por meio da vitrine que o cliente cria a primeira impressão do empreendimento. Como já dizia o ditado, é ela que fica, certo? Por isso, o proprietário deve incluir em seu planejamento, ações para montar vitrines de lojas criativas.
Além do mais, ao conseguir conquistar o cliente, fazendo com que ele entre na sua empresa, fica muito mais fácil efetivar a venda, não é mesmo?
10 dicas de como montar vitrine de loja
Interessou-se pelo assunto e quer saber como deixar a vitrine da loja impecável, cativando o público? Quer saber também o que evitar? Confira as dicas que selecionamos sobre como fazer vitrine de loja, logo abaixo!
1. Coloque-se no lugar do consumidor
Aqui a gente vai propor um exercício rápido.
Saia da sua loja, caminhe em direção a ela e se pergunte: a forma com que sua vitrine está montada hoje chamaria sua atenção (se você não a conhecesse.)?
Olhe ao redor e preste atenção nos olhares das pessoas. Em que direção elas olham quando estão na frente da loja? Tente medir em que altura ficam os olhos das pessoas. É neste ponto que você deve caprichar na exposição dos produtos. Esse é o ponto focal da sua vitrine.
Vale ressaltar, nesse sentido, que é fundamental conhecer bem seu público-alvo. Somente assim será possível elaborar uma decoração compatível com o interesse dele. Isso é válido tanto para uma vitrine de loja pequena quanto grande.
2. Fuja do lugar-comum
Quantas lojas são decoradas com Papai Noel e neve falsa no Natal? Uma vitrine atraente é aquela que faz diferente das demais. O espaço que a sua loja tem na percepção e na mente das pessoas é dividido com inúmeras outras, por isso, não o desperdice.
Use recursos tecnológicos, como televisores ou tablets rodando vídeos, por exemplo. Seja criativo para se diferenciar dos demais lojistas. O consumidor vai perceber. E — adivinhe só — isso vai deixar a sua empresa um passo à frente da concorrência.
3. Aposte em decorações temáticas
Completando o tópico anterior. Não é porque todos fazem que significa que você deve evitar a qualquer custo aquela ideia. A questão aqui é saber se diferenciar. Esse raciocínio é útil, principalmente, quando o assunto é “decoração temática”.
No Dia dos Namorados, por exemplo, claro que é uma boa ideia montar uma vitrine especial, mas isso não significa que você deve encher a loja de corações e só utilizar a cor vermelha.
Pense em outras formas de realizar uma decoração temática, despertando a atenção do consumidor. Com certeza, isso garantirá pontos extras. Vale ainda elaborar uma exposição especial em datas simbólicas, em que grande parte dos lojistas não faz nada, como Dia da Saudade, Dia da Amizade, Dia do Esporte, Dia do Sogro, Dia do Circo e outros.
Pode apostar: existem inúmeros temas a serem explorados que vão gerar ótimos resultados. E o melhor de tudo é que o assunto será mais original, destacando sua empresa das demais.
4. Invista em um ambiente clean
Reflita por um instante e pense nas vitrines que você, enquanto consumidor, acha mais atraentes. Consegue se lembrar de algumas? Agora, pense no que elas têm em comum.
Provavelmente, você deve ter chegado à conclusão de que elas são bem organizadas. Tudo parece estar em harmonia, não é mesmo? Uma simples peça, por exemplo, dialoga perfeitamente com outro acessório e o quadro geral apresenta-se bem equilibrado. Isso é o que a gente chama de visual clean.
Saiba, então, usar corretamente o espaço, levando em consideração o tamanho das peças e, claro, as cores. Tenha em mente que, em alguns casos, menos é mais.
5. Tome cuidado com exageros
Sabe aqueles cartazes chamativos, escritos a mão mesmo? Pois, então, nem sempre eles passam uma boa imagem, principalmente quando utilizados em abundância.
Se quer despertar a atenção do seu público, elabore estratégias que sejam atrativas, e, ao mesmo tempo, elegantes. Vitrines muito poluídas, com excesso de produtos ou adereços, tendem a passar a imagem de uma loja desorganizada. Lembre-se que se a gente tentar chamar atenção para muitas coisas ao mesmo tempo, o consumidor não conseguirá prestar atenção em nada.
Perceba, nesse aspecto, a importância de não sobrecarregar o ambiente. E, em hipótese alguma deixe parecer que tudo foi simplesmente amontoado na vitrine, sem planejamento.
6. Aposte no jogo de cores e referências
Capriche no contraste dos produtos com o “pano de fundo” da vitrine. Por exemplo, se você está expondo uma coleção de roupas de verão com estampas coloridas, use um fundo liso, sem desenhos. Ao mesmo tempo que o conceito é retratado, você não está ofuscando os produtos.
Surpreenda seu público-alvo com elementos espalhados pela vitrine. Um exemplo? Ao expor uma coleção de joias femininas, coloque uma pilha de livros e revistas sobre o assunto em algum dos cantos da vitrine.
Não existe uma regra aqui: o importante é saber explorar as possibilidades, criando um ambiente envolvente. De qualquer forma, aqui continua sendo importante não sobrecarregar o ambiente. O pano de fundo não deve chamar mais atenção que os produtos à venda.
7. Capriche na iluminação
Antes mesmo de montar a vitrine da loja, confira como a iluminação pode harmonizar com os produtos e com o visual que você vai expor. Pense nos pontos que você quer chamar a atenção do cliente e direcione as luzes para lá. Faça testes para que as sombras não ofusquem sua vitrine.
As luzes ajudam a mudar o clima da decoração e da vitrine. Direcionam os olhares e ajudam a valorizar o que está sendo exposto. À noite, é importante deixar as luzes ligadas, pois as pessoas tendem a se voltar mais para vitrines iluminadas – e com mais atenção, pois não estão na correria do dia a dia.
8. Exponha produtos relacionados
De acordo com a sua estratégia de vendas para o período em que a vitrine permanecerá montada, pense em produtos que sejam complementares. Ao expor eletrodomésticos, por exemplo, é interessante colocar o liquidificador próximo à batedeira ou o televisor próximo a um home theater.
Existem muitas formas de relacionar produtos. Você pode escolher exibir vários produtos de uma mesma cor, por exemplo, mesmo que sejam de diferentes departamentos. Isso vai ser escolhido em função da estratégia criada. Seja criativo!
A ideia é que as pessoas percebam essa relação, como se elas estivessem vendo o uso dos produtos e seus acessórios ou seus complementares. Lembre-se que, muitas vezes, as compras são por impulso ou até mesmo porque o vendedor sugere um item que acrescentará valor ao produto original.
9. Ofereça experiências multissensoriais
Olfato, paladar, visão, tato e audição: todos os sentidos devem ser levados em consideração quando o assunto é proporcionar uma experiência única para o cliente, começando pela própria vitrine.
O primeiro sentido que a vitrine irá atrair, certamente é a visão, mas é possível elaborar alternativas diferenciadas, que atraiam todos os sentidos. Quem sabe uma trilha sonora ou um perfume ambiente?
Vale a pena pensar em alternativas para encantar e atrair consumidores. Afinal, tudo isso interfere na experiência do cliente.
10. Mantenha um cronograma de troca de vitrine
Se a vitrine não mudar ao longo do tempo, deixa de chamar a atenção do público. Então defina um período para que uma temática e um grupo de produtos seja exposto. Pode ser uma semana, uma quinzena ou um mês. Depende da natureza do seu negócio e da variedade de produtos que você vende.
Claro que isso não significa que você deve alterar o cenário a todo instante — até porque é praticamente inviável fazer modificações diárias. Só não deixe de renovar, com frequência, a decoração. A ideia é que você sempre apresente propostas inusitadas e caprichosas, ao ponto de as pessoas pensarem: “deixa eu passar lá para ver a vitrine da loja”. Gerar expectativa sobre a vitrine é uma forma de manter as pessoas interessadas na sua loja.