Novos negócios

Quais são os documentos para abrir uma loja?

Confira os documentos necessários para abrir uma empresa, além de algumas dicas imperdíveis para ter sucesso.

PUBLICADO EM 08 DE maio DE 2023 9 minutos de leitura

Você também tem o sonho de ter seu próprio negócio no varejo? Muitas pessoas pensam que basta colocar as coisas em uma prateleira e abrir as portas, mas o processo exige muita paciência e organização. Abrir uma loja exige uma série de pesquisas sobre mercado, público-alvo e até sobre a documentação necessária para legalizar o empreendimento.

As primeiras etapas para quem deseja ter uma loja são uma pesquisa completa de mercado, e um planejamento detalhado a respeito da estrutura, finanças e ações. Ou seja, por um lado é preciso se inteirar sobre as informações estratégicas de negócios: ramo de atuação, localização, nome e precificação, por exemplo. Todas essas decisões são estratégicas e merecem sua atenção.

Por outro lado, o processo com todo o necessário para abrir uma loja física tem várias fases burocráticas, que tendem a ser demoradas. E elas podem demorar ainda mais se você não conhecer a melhor ordem para fazer a requisição dos documentos, o que pode atrasar algumas fases. 

Outra questão importante sobre o processo burocrático é que cada documento têm exigências próprias, que vão demandar muita atenção. Por essa razão, é importante que você se organize para cumprir todas as etapas, legalizando seu negócio e cuidando para manter a tributação em dia.

Por que você deve regularizar sua empresa?

Abrir uma loja dá bastante trabalho e imaginamos que ninguém quer ver esse sonho ser perdido em uma fiscalização. Por isso, ter os documentos em dia é fundamental para evitar que ela seja fechada a qualquer momento ou, ao menos, ter que arcar com multas pesadas.

Além disso, uma loja regularizada passa muito mais credibilidade aos clientes e parceiros de negócios. Sabia que muitas pessoas fazem pesquisa sobre os estabelecimentos antes de fechar negócio? Sim! Confira as dicas a seguir:

Documentos para abrir uma loja

Os documentos para abrir uma loja de roupas são um pouco diferentes dos que são precisos para uma loja de alimentos. Da mesma forma, o que se precisa para abrir uma loja física é diferente do necessário para o comércio virtual. Os documentos mais importantes são:

Saiba um pouco mais sobre cada um desses documentos necessários para abrir seu estabelecimento abaixo:

Contrato social

O Contrato Social é o documento que diz sobre o que é a empresa. Ou seja, trata-se de uma declaração que define questões de objetivos e interesses das partes envolvidas. Nele devem constar os dados pessoais dos proprietários e sócios, qual a parte de cada um, assim como o nome da empresa e o capital inicial.

Cada tipo de loja vai exigir um contrato social específico, com as informações específicas para sua área de atuação. Por isso, é importante buscar um modelo próprio para o ramo escolhido. No entanto, algumas informações devem sempre estar presentes:

  • Dados como nome, endereço e administrador da empresa;
  • As atividades econômicas da empresa;
  • Definição dos sócios e quantos eles são, bem como seus herdeiros;
  • O que será feito em caso de saída de sócio e/ou venda de sua participação na empresa;
  • Qual a cota parte de cada sócio e qual a divisão da participação dos lucros.

Dica: Ao escolher o nome para sua loja, procure investigar se já não existe outro estabelecimento com o mesmo nome. Pesquise se existem empresas tanto no mesmo ramo quanto em outros ramos, para evitar problemas. Tenha ao menos três alternativas de nomes, isso agiliza a liberação na próxima etapa.

Registro na Junta Comercial

O documento deve ser providenciado logo no início, pois será exigido em outros órgãos para a sequência do processo de abertura da loja. A documentação obrigatória varia de estado para estado, porém, os documentos pessoais dos sócios e o contrato social são obrigatórios.

Hoje, muitas das informações podem ser consultadas via internet e é interessante se inteirar com antecedência sobre a necessidade de levar o documento impresso para facilitar a entrada na junta comercial do seu estado. 

Após o preenchimento dos formulários e o pagamento das taxas envolvidas, será emitido o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). 

CNPJ

O CNPJ ou  Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é fornecido pela Receita Federal. Ele determina o segmento de atuação e os encargos a serem pagos pela loja – por aí a gente consegue perceber a sua importância.

Para emitir o CNPJ, a Receita Federal exige comprovantes de residência, CPF e RG (originais e cópias) dos proprietários, endereço comercial e o Contrato Social. Se você estiver seguindo a nossa orientação, quando fizer o pedido do CNPJ, já terá o Contrato Social.

O CNPJ da empresa é atrelado a uma atividade por um código. Esse código diz respeito à área de atuação da sua loja, de modo que é importante dar atenção a essa escolha. Observe que o segmento de atuação da loja tem impacto no valor do imposto que ela paga. 

Observação: O código de atividade pode ser alterado posteriormente, mas é importante que esteja alinhado à atuação para evitar problemas com a Receita Federal. 

Inscrição estadual

Além da Receita Federal, sua loja pode precisar se inscrever na Receita Estadual. 

A Inscrição Estadual (IE) regulariza o empreendimento junto à Receita Estadual ao fazer o recolhimento dos impostos estaduais, com o Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS). Cada estado tem suas taxas.

Esse documento é emitido pela Secretaria da Fazenda do Estado. Para o cadastro ser feito, são necessários: Contrato Social registrado em cartório, comprovante de endereço, documentos pessoais de sócios e proprietários, além do pagamento de uma tarifa.

Alvará de funcionamento

Dando continuidade na organização de documentos para abrir uma loja, será preciso obter o alvará de funcionamento. Ele é fornecido pela prefeitura com a inscrição municipal e dá a permissão para que o negócio opere no local escolhido

Para cada tipo de estabelecimento podem existir regras diferentes. Por exemplo, uma loja de bebidas alcoólicas terá restrições em relação a regiões com escolas, enquanto uma empresa de transportes não pode funcionar em áreas residenciais.

Dica: confira as regras para obtenção dessa autorização na sua cidade antes de alugar ou comprar o imóvel em que irá montar sua loja. Assim você evitará problemas na hora de tirar o Alvará.

Licença dos Bombeiros

A Licença dos Bombeiros irá atestar que o local escolhido tem condições de receber os funcionários e consumidores sem colocar a vida das pessoas em risco. Para conseguir o documento, é preciso solicitar uma vistoria ao Corpo de Bombeiros da cidade.

Após o pagamento de uma taxa, é feito o agendamento da visita de um oficial ao estabelecimento. Lembre-se que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou AVCB, só é dispensado em alguns casos de lojas virtuais sem funcionários. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Corpo de Bombeiros de sua cidade e evite transtornos e atrasos.

Alvará da Vigilância Sanitária

Em empresas onde há a produção e venda de alimentos, a licença sanitária é um item obrigatório dentro da lista de documentos para abrir uma loja. Na Secretaria Municipal da Saúde você pode solicitar uma guia de recolhimento destinada à solicitação.

A falta do alvará da Vigilância Sanitária pode resultar em multas altas, apreensão de mercadorias e até no fechamento do estabelecimento. Depois de tanto trabalho, você não vai querer isso, certo?

Registro na Previdência Social

O último documento essencial é a inscrição na Previdência Social. Para formalizar o pagamento de tributos ao INSS, uma inscrição junto à Previdência Social deve ser realizada em até 30 dias após a abertura da empresa. Independentemente de haver funcionários ou não, a contribuição previdenciária precisa ser paga regularmente.

Depois de providenciar a documentação e definir o nome da empresa, os próximos passos serão colocar a mão na massa para, enfim, abrir uma loja.

Documentos em mãos, agora é só abrir sua loja!

Calma. Muita coisa você poderá conseguir apenas com muita organização e dedicação, mas para outras, será necessário contar com o apoio de um contador, como é o caso da inscrição estadual, ou de um advogado, como na hora de redigir o contrato social. 

Os gastos com a abertura legal da loja variam de estado para estado e sem a ajuda de profissionais experientes, você pode perder muito dinheiro em vez de economizar

Lembrando que, para atuar legalmente, seu comércio deve estar registrado e licenciado nos órgãos competentes, e munido de toda a documentação que foi citada acima. Abrir uma loja pode ser algo trabalhoso, mas é importante que tudo seja feito da maneira correta para evitar problemas posteriores.

A partir daí, basta se dedicar totalmente ao negócio e conquistar muitas vendas!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.