Novos negócios

O que é preciso para abrir uma loja de roupas

Se você quer saber como abrir uma loja de roupas e tem muitas dúvidas, este texto tem todas as informações que precisa. Confira!

PUBLICADO EM 24 DE maio DE 2023 9 minutos de leitura

A gente sabe que o brasileiro tem um estilo próprio e gosta de comprar roupas. Tanto, que o setor de vestuário é super popular no país, tornando-se a porta de entrada para muitos empreendedores que desejam abrir um negócio. Se você se interessa por moda e quer abrir uma loja própria, criamos esse conteúdo para te ajudar a entender todas as etapas.

O segmento de vestuário é composto por inúmeras possibilidades. Portanto, separamos as dicas que contemplam desde uma loja de roupas para o dia a dia até lojas especializadas em públicos e eventos específicos. Vamos lá?

Conheça e defina o público da sua loja

A primeira dica é sobre o que há de mais importante para qualquer loja: o clientePensar no seu consumidor desde o início do negócio, ajudará a ter mais assertividade na hora de definir os produtos comercializados, a identidade visual da loja e até mesmo a escolha do ponto de venda desses produtos.

Quando nós estamos pensando “o que preciso para abrir uma loja de roupas?”, já temos em mente que é o nosso cliente, não é mesmo? Mas deixar registrado esta etapa é importante. Observe todos os detalhes:

  • Quais marcas esse público consome? Veja como elas se comunicam, onde elas vendem, a possibilidade de trabalhar com a revenda.
  • Qual o formato de lojas preferidas pelo público? Ele prefere que você atenda em casa ou gosta de fazer compras no shopping? Ou a loja online é seu formato preferido? Ele compra à vista ou prefere parcelar em 10x sem juros?
  • Por onde esse público se informa? Ele é ativo nas redes sociais? Então já garanta um espaço para a sua empresa nesses locais.
  • Qual o estilo de vida desse público? Lojas segmentadas por estilo de vida ou por funcionalidade das peças também são um diferencial.

Conhecer o seu público também te ajuda na hora de definir um nome para a sua loja.

Loja física ou digital?

Quando se pensa em como abrir uma loja de roupas, ou em como abrir uma loja virtual de roupas, uma dúvida muito frequente é: onde? 

É possível escolher por loja física ou digital, e em cada caso existem muitas opções para explorar. Também pode ser adotada a estratégia mista, de ter uma loja que atenda tanto em ambiente físico quanto no digital. A melhor escolha sempre será a que estiver mais de acordo com a realidade do lojista e seu público-alvo.

Isso porque o e-commerce no varejo de moda vem em uma tendência de crescimento no país. Em 2020, chegou a 19% do total de pedidos feitos pela internet e em 2022 ultrapassou os R$ 20 bilhões de faturamento.  Por outro lado, segundo dados do Sebrae, a loja física segue como o principal canal de comercialização de roupas no Brasil.

Sim, é realmente uma decisão muito importante. Para saber mais sobre o assunto, nós preparamos um post completo que pode te ajudar: Loja Física ou Virtual – por onde começar a empreender?

A seguir, iremos abordar investimento e custos, dois tópicos que variam de acordo com o formato da sua loja. Talvez seja interessante dar uma olhada nesses valores antes de se decidir por um ou outro formato, pois podem ter um impacto relevante na viabilidade do negócio.

 

Investimento inicial para montar uma loja de roupas

Saber quanto custa para abrir uma loja de roupas depende de muitos fatores. O investimento pode variar de acordo com o segmento e tamanho da estrutura necessária. Aqui, o gasto vai variar bastante se você escolher ter uma loja física ou um e-commerce. E no caso da decisão por loja física, também influencia se o espaço da loja for próprio, ou se houver a necessidade de adquirir/alugar um. 

Ao fazer o cálculo do investimento inicial, você deve incluir os valores para a legalização da empresa, para adquirir todo o seu estoque e também o capital de giro para os primeiros meses.

Legalizando da sua loja de roupas

Não importa se a loja será online ou física, é fundamental que esteja registrada e com as contas em dia. Imagina perder todo o seu trabalho por estar em falta com os órgãos públicos? Não dá.

Uma vez que você entenda o tipo de empresa que vai abrir, dê a entrada nos papéis necessários. Em alguns casos, é possível começar como MEI, praticamente sem custos, ou como Microempresa, com um custo de aproximadamente R$ 3.000. Uma boa ideia é procurar o Sebrae para ter orientação.

Capital de Giro

O capital de giro, nada mais é do que uma quantidade de recursos financeiros que a sua empresa precisa para garantir a fluidez do caixa. Ou seja, o capital de giro existe em função dos prazos estipulados pela empresa, entre eles: prazos médios recebidos de fornecedores; prazos médios de estocagem e prazos médios concedidos a clientes. 

Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de ter uma quantia reservada que ajudará em possíveis oscilações de caixa. Imagine que você fez vendas a prazo, ainda vai demorar a receber e já precisa pagar impostos, fornecedores ou fazer novos gastos. É aí que entra o capital de giro.

O valor médio pode ficar entre R$ 5.000 a R$ 30.000,00 ou mais, tudo vai depender do tamanho da sua loja. Para calcular, você pode utilizar a ferramenta de Simulador de Negócios do Sebrae para ter uma média de valores de acordo com a sua região.

Softwares de gestão ajudam a entender melhor as necessidades financeiras reais de cada loja. O Hiper é um sistema que atende lojas de roupas e tem planos que se encaixam para quem está começando, solicite uma demonstração grátis.

 

Custos mensais de uma loja de roupas

Após definir o modelo de loja e o investimento inicial, é hora de pensar nos custos e despesas recorrentes de abrir um negócio. Ter esses valores bem registrados é essencial para precificar produtos e serviços. O objetivo aqui é fechar o mês sem surpresas. Os custos podem ser separados em três categorias:

Custos de mercadoria

Custos de mercadoria é o utilizado para aquisição do seu estoque. Esse não é um valor fixo, pois pode variar de acordo com o volume de compras e os preços negociados com os fornecedores

Lembre-se que a sua loja é composta dos produtos que comercializa. Ter o registro de movimentação do estoque é essencial para prever novos gastos e ter um histórico de compras.

Despesas fixas

Despesas fixas são todas as contas que precisam ser pagas, independentemente das vendas da loja. Por exemplo: aluguel, condomínio e/ou taxa de administração, IPTU, salários fixos dos colaboradores, encargos sobre salários, contas de energia, água, internet, contabilidade, material de escritório, embalagens, manutenção da loja, despesas bancárias, treinamentos e o pró-labore, que é a remuneração do dono da empresa.

Essas despesas serão maiores ou menores dependendo da estrutura da loja. Pequenos comércios online, sem funcionários contratados, tendem a ter despesas fixas menores.

Despesas variáveis

Essas são as despesas que variam de acordo com as vendas, como impostos e comissão de vendedores. Você também pode elencar outras despesas neste cenário, como as taxas das maquininhas de cartão.

Aqui é importante saber o que irá impactar nas finanças da loja com as vendas, para não ser surpreendido.

Exemplo de contas

O Sebrae criou um modelo de exemplo para lojas optantes pelo Simples Nacional, com valores hipotéticos. Mesmo que seja diferente da sua realidade, ajuda a não esquecer de custos importantes.

Custos fixos mensaisEstimativa (R$)
Salários (tomando por base um salário médio de R$ 1.800,00 x 6 empregados + encargos trabalhistas (encargos mensais, incluindo rateios de férias e 13º salário chegam a 40%)15.120,00
Um auxiliar administrativo900,00
Comissão sobre vendas totais (gerente e vendedores)2.500,00
Aluguéis, seguro, taxas (para loja em shopping)5.500,00
Tarifas de água, luz, telefone, equipamentos1.500
Prestadores de serviços (Exemplo: Contador)954,00
Material de escritório, limpeza e suprimentos1.200,00
Custos não operacionais mensais 
Publicidade e propaganda:2.000,00
Pró-labore do empreendedor5.000,00
Custo total mensal médio para uma loja de bolas e calçados de pequeno porte34.674,00

 

Divulgação para lojas

Você deve ter reparado que nós listamos a divulgação tanto no investimento como nos custos, valores para divulgação da loja. Isso porque, trabalhar o marketing da empresa é essencial para que o público pretendido saiba da sua existência.

Existem muitas coisas que podem ser feitas, mas algumas são essenciais. Para resumir, atente-se aos seguintes pontos:

  • A vitrine é o cartão de visitas da sua loja! Uma vitrine bem iluminada e com mudanças constantes, chama a atenção e pode atrair mais clientes todos os dias.
  • Esteja nas redes: assim como você, seus clientes também buscam por novidades nas redes sociais. Mantenha o perfil da sua loja sempre atualizado.
  • Estreite o relacionamento. Utilize ferramentas de mensagem para tirar dúvidas e criar um canal direto de comunicação com o seu público.

Além das redes sociais e do ponto de venda, busque por outros espaços que seu público frequente. Por exemplo, se você trabalha com roupas para a prática de exercícios, cogite a possibilidade de apoiar eventos da área. Se você trabalha com vestidos de festas, participe das feiras de noivas da sua região. 

Talvez ainda seja inviável fazer esses investimentos, mas você pode pensar em criar conteúdos temáticos que atraiam a atenção do público. Com criatividade, é possível se aproximar cada vez mais do público.

Para concluir, lembre-se da importância de ter um bom plano de negócios. Esse documento ajudará você a ver a viabilidade do seu negócio, pontos de melhoria e as chances de sucesso. 

Conte com o nosso blog para mais dicas sobre gestão e vendas!

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