Gestão Administrativa

Como ter uma pequena empresa mais sustentável

Confira os primeiros passos para ter uma empresa mais sustentável para o meio ambiente e para o seu bolso!

PUBLICADO EM 13 DE março DE 2024 6 minutos de leitura

Implementar práticas sustentáveis na sua loja não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental; é também uma estratégia inteligente de negócios que pode levar a uma maior eficiência, economia de custos, e fortalecer a reputação da marca.  

Saiba mais sobre o tema e veja exemplos práticos para tornar seu pequeno negócio mais sustentável. Continue a leitura! 

O que é sustentabilidade em pequenas empresas? 

A sustentabilidade em pequenas empresas diz respeito a implementação de práticas que permitem a operação e o crescimento do negócio de maneira responsável, considerando o impacto ambiental, social e econômico de suas atividades.  

Trata-se de equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e o bem-estar das pessoas, tanto dentro quanto fora da empresa. Para uma pequena empresa, ser sustentável envolve várias ações e estratégias, como: 

Minimizar impactos ambientais negativos: Isso pode ser feito através da redução do consumo de recursos naturais (água e energia, por exemplo), diminuição da produção de resíduos, reciclagem, uso de materiais sustentáveis e adoção de fontes de energia renovável. 

Práticas sociais justas: Inclui garantir condições de trabalho adequadas e seguras para os funcionários, promover a diversidade e a inclusão, e engajar-se positivamente com a comunidade local. 

Viabilidade financeira: A sustentabilidade também envolve garantir a viabilidade financeira da empresa a longo prazo, por meio de gestão eficiente, inovação e adaptação a mercados em mudança, que valorizam cada vez mais a responsabilidade social e ambiental. 

Pequenas empresas sustentáveis podem se beneficiar de várias maneiras, como melhorando sua imagem e reputação, criando um diferencial competitivo, reduzindo custos através de eficiências operacionais, acessando novos mercados e clientes e mitigando riscos associados às mudanças climáticas e outras questões ambientais. 

Primeiros passos para uma empresa sustentável

Para dar os primeiros passos em direção à sustentabilidade, a sua empresa deve começar com uma avaliação abrangente de suas operações atuais para identificar áreas onde pode reduzir seu impacto ambiental e melhorar as práticas sociais.  

Isso inclui analisar o consumo de recursos, como energia e água, a gestão de resíduos, as práticas de compra e a cadeia de suprimentos. Além disso, é fundamental considerar o bem-estar dos funcionários e a contribuição da empresa para a comunidade local. Estabelecer metas claras e mensuráveis para a redução do consumo de recursos, a diminuição da produção de resíduos, o aumento da eficiência energética e a promoção de um ambiente de trabalho positivo é um ótimo ponto de partida. 

Após a definição de metas, a implementação de práticas sustentáveis pode começar com passos simples, como a adoção de políticas de reciclagem, a utilização de iluminação eficiente, a minimização do uso de papel e a escolha de fornecedores locais e sustentáveis. A comunicação dessas iniciativas aos clientes e funcionários é crucial, pois cria uma cultura de sustentabilidade e pode inspirar outras ações positivas.  

Além disso, a busca por certificações de sustentabilidade e o investimento em tecnologias verdes podem fortalecer a posição da empresa como líder sustentável em seu setor. Estes primeiros passos não apenas beneficiam o meio ambiente e a sociedade, mas também podem levar a economias significativas e abrir novas oportunidades de mercado para a empresa.

10 ações para aplicar a partir de hoje

Ser sustentável é uma jornada contínua de melhorias e compromisso com o planeta, as pessoas e a prosperidade econômica. Confira algumas práticas para a sua pequena empresa contribuir com um futuro mais sustentável: 

Adote Práticas de Redução de Resíduos: cafeterias podem oferecer descontos para clientes que trouxerem suas próprias canecas ou copos reutilizáveis, reduzindo o uso de descartáveis. 

Economize Energia e Água: lojas de varejo podem instalar sensores de movimento para luzes, garantindo que elas só fiquem acesas quando necessário. Instalar torneiras com temporizadores ou redutores de fluxo também pode diminuir o consumo de água. 

Utilize Fontes de Energia Renovável: pequenas empresas com espaço disponível podem investir em painéis solares para reduzir a dependência de energia convencional e diminuir as contas de luz. 

Promova a Ecoeficiência: empresas de manufatura podem revisar seus processos de produção para identificar oportunidades de usar menos matéria-prima e gerar menos resíduos, tal como reutilizar restos de tecido em uma confecção. 

Digitalize Processos: escritórios podem optar por armazenar documentos digitalmente em vez de imprimir, economizando papel e reduzindo custos com armazenamento físico. 

Incentive o Transporte Sustentável: empresas podem oferecer incentivos para funcionários que utilizam bicicletas, transporte público ou caronas, reduzindo a pegada de carbono associada ao deslocamento. 

Escolha Fornecedores Sustentáveis: restaurantes podem priorizar fornecedores locais que praticam agricultura orgânica, reduzindo o impacto ambiental relacionado ao transporte de alimentos e apoiando a economia local. 

Engaje-se com a Comunidade: um negócio pode organizar ou participar de eventos de limpeza de bairros ou praias, demonstrando compromisso com o meio ambiente e construindo uma imagem positiva na comunidade. 

Realize Auditorias Ambientais: periodicamente, contrate especialistas para avaliar o consumo de recursos da sua empresa e identificar áreas para melhorias em eficiência energética e redução de resíduos. 

Eduque sua Equipe e Clientes: realize workshops sobre sustentabilidade para seus funcionários e crie materiais educativos para seus clientes, incentivando práticas sustentáveis dentro e fora do local de trabalho. 

Além das práticas sustentáveis mencionadas, uma última dica para quem tem um pequeno negócio e quer torná-lo mais sustentável, é a digitalização de processos através de um Sistema de Gestão ERP. A implementação de um sistema ERP não só otimiza a eficiência operacional, eliminando redundâncias e automatizando tarefas, mas também contribui significativamente para a redução do uso de papel, um passo importante para a sustentabilidade ambiental.  

Isso permite uma gestão mais precisa de estoques, reduzindo desperdícios, e oferece uma visão clara da cadeia de suprimentos, facilitando a escolha de fornecedores que compartilham dos mesmos valores sustentáveis. Portanto, investir em soluções digitais como um ERP pode ser um excelente meio de fortalecer as iniciativas sustentáveis de uma empresa, alinhando práticas de negócios com o cuidado ambiental e a responsabilidade social. 

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.