Quem pretende abrir uma loja sabe que todo o espaço interno deve garantir um ambiente agradável e favorável para a conquista de clientes.
Assim, planejar a arquitetura de uma loja vai além de simplesmente expor produtos de uma forma diferente ou aplicar as suas preferências pessoais. Na hora de planejar tudo, é preciso adequar o estabelecimento conforme as informações que tornam o seu comércio único.
Então, já que esse assunto dá muito pano pra manga, separamos algumas dicas para que você possa planejar o layout da sua loja de maneira eficiente e atrativa. Olha só!
Projeto de loja: por onde começar?
Você já escolheu o nome do seu comércio, montou o plano de negócios, reuniu todas as documentações necessárias e, agora, chegou o momento de tirar as ideias do papel e pensar no design de loja. Porém, antes de sair cotando preços, é necessário conhecer as reais condições financeiras do negócio. Em outras palavras, saber o quanto se pode gastar com o projeto é fundamental para planejar tudo de maneira eficiente.
Sim, o orçamento é um dos tópicos mais importantes na hora de pensar em um projeto arquitetônico pra loja, mas existem outros pontos de atenção pra você ficar de olho. Seja você um lojista que quer muito abrir uma loja de roupas ou um empreendedor que deseja se destacar na área de construção.
1) Defina o público-alvo
Antes de iniciar qualquer projeto de loja, é essencial conhecer o público-alvo. Em outras palavras, se seu comércio atende, por exemplo, o público infantil, torna-se inviável desenvolver uma arquitetura focada para o público adulto e vice-versa.
2) Conte com profissionais da área
Contar com o auxílio e a opinião de arquitetos é uma excelente dica para quem deseja planejar e desenvolver a arquitetura de loja de maneira eficiente.
Por meio da ajuda de um profissional, é possível desenvolver projetos conforme as tendências do mercado de arquitetura, além de criar ambientes únicos e que tem tudo a ver com a sua marca.
3) Otimize o espaço da loja
Saber otimizar o espaço presente na loja também é fundamental para a criação de um bom ambiente. É preciso saber dividir espaços entre balcões, corredores, vitrines, provadores e até mesmo estoque de produtos.
Para esta fase, é preciso avaliar que os clientes deverão se sentir à vontade e confortáveis no ambiente da loja e, por isso, é importante priorizar os setores onde o público irá trafegar.
Então, vamos falar mais sobre esse tema no próximo tópico?
A importância de pensar no layout da loja
A má disposição dos produtos e mobiliários dentro de uma loja pode fazer com que o cliente desista de uma compra, sabia?! Por isso, pense nos detalhes. Ter uma iluminação adequada para cada ambiente e pintura de acordo com a identidade visual da empresa, por exemplo, é um tópico essencial para criar um ambiente agradável aos olhos do público.
Tem mais: estude layouts de loja ideias para seu espaço. Ou pense em uma disposição que facilite a vida do cliente e garanta acessibilidade total. O layout de grade é mais quadrado, mas funciona muito bem em supermercados e farmácias. Já o layout de caminho forçado, pode ser muito interessante para direcionar o cliente dentro da jornada de compra. E mais: separar os produtos por departamentos ou destacar alguns itens específicos em ilhas ou totens também pode ser uma ideia bacana.
As vitrines e fachadas também são recursos fundamentais para que os consumidores possam obter uma primeira impressão da loja e, consequentemente, procurar conhecê-la. Desta forma, recomenda-se focar nestes recursos, desenvolvendo layouts comerciais que combinem com a arquitetura, além de mantê-los sempre limpos e atualizados.
Vale destacar que além de projetar e desenvolver a arquitetura de loja ideal, é preciso manter o ambiente limpo e organizado. Além disso, reformas são recomendadas em um intervalo de tempo para que o layout esteja sempre atualizado conforme as tendências e passe aquele ar de “renovação” ao cliente.
Como aproveitar espaços pequenos?
Tá, na teoria tudo o que trouxemos até aqui funciona muito bem, né?! Mas analisar o tamanho do espaço é fundamental para não se atrapalhar. Locais menores, por exemplo, devem ter ainda mais cuidado para não pecar pelo excesso.
Portanto, a palavra de ordem ao planejar o layout de uma loja pequena é bom senso. Adote mobiliários mais compactos e inteligentes, deixe em exposição somente o essencial e invista em vidros e espelhos para trazer ao ambiente aquela sensação de profundidade.
3 tendências de decoração para lojas
Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para arrasar na arquitetura de loja, chegou a hora de pensar na decoração, certo? Mas por onde começar? Que referências buscar? Para ajudar você, listamos algumas tendências de decoração para loja que podem ser aplicadas independentemente do tamanho do espaço e segmento do negócio.
1) Sustentabilidade
A palavra pode soar batida, mas ser uma marca que prioriza a sustentabilidade é até mais que uma tendência, é uma necessidade. E colocar atitudes sustentáveis em prática, mostra que sua loja se preocupa e tenta minimizar de alguma forma os impactos ambientais.
Nesse contexto, vale reciclar e/ou reutilizar materiais, evitar o uso de plástico e optar por uma decoração de loja que se conecta diretamente com a natureza. Você também pode apostar em plantas, caprichar na iluminação natural e adotar um jardim vertical.
2) Mobiliários inteligentes
Lá no início do artigo falamos sobre mobiliários inteligentes, lembra?! Pois é, esmiuçando um pouco melhor o termo, a ideia aqui é basicamente usar todo o design a seu favor na hora de pensar na decoração da loja. Isso não significa gastar muito ou recorrer a móveis planejados, por exemplo.
A ideia principal aqui é escolher armários, cômodas, cadeiras e outros itens que conversem com o espaço e, ao mesmo tempo, ajudem a vender produtos. Pode ter certeza de que um mobiliário com uma estrutura ergonômica adequada vai fazer a diferença aí na sua loja.
3) Experiências
Se você quer ir além de verdade, uma boa dica é proporcionar boas experiências ao cliente que vão além da compra e que, de quebra, ajudam a fazer a tão sonhada divulgação boca a boca que toda marca sonha em ter e que vai muito além daquelas teorias de marketing. Aqui vale criar espaços decorativos instagramáveis, apostar em um cantinho para lanche ou café ou mesmo trazer aquela iluminação aconchegante que conforta o cliente e faz com que ele se sinta em casa.
E fica o lembrete: além de representar falta de originalidade, tentar copiar a arquitetura de lojas de sucesso tende a ofuscar o seu branding. Sendo assim, você pode utilizar as tendências do momento apenas nos detalhes e não no projeto da loja como um todo.
Também nem é preciso falar que tão importante quanto pensar no espaço físico da loja, ter um ERP pra chamar de seu facilita e muito a rotina de qualquer lojista, né?! Saiba mais sobre o Hiper!