Imagem de um homem no interior de uma loja com bolsas e cestos feitos de palha

Como montar uma Loja de Produtos Regionais

Seja para alcançar o público que está longe de casa ou para aproveitar o turismo de uma região, esse modelo de negócio pode ser uma alternativa lucrativa para quem está pensando em um negócio próprio. Saiba mais!

Lojas de produtos regionais, casa do norte, loja de produtos nordestino… São vários os nomes que essas lojas podem ter e, assim como os seus produtos, eles mudam de região para região. Seja para alcançar o público que está longe de casa ou para aproveitar o turismo de uma região, esse modelo de negócio pode ser uma alternativa lucrativa para quem está pensando em um negócio próprio.

Neste artigo, trazemos algumas dicas para quem está pensando em montar uma loja de produtos regionais. Vamos lá?

Primeiro passo para abrir a loja

Além de uma boa ideia, abrir uma loja exige um investimento inicial e algumas etapas burocráticas. Por este motivo, ao criar um plano de negócio e antes de seguir para os próximos passos, atente-se para:

Escolha do ponto

A escolha de um bom lugar, pode ser um ponto decisivo para o sucesso ou não do seu negócio. Pensando que o nosso objetivo é montar uma loja de produtos regionais, qual o público que você pretende atingir? De acordo com o seu consumidor, temos algumas indicações:

São turistas que chegam até a sua cidade e querem levar itens locais de lembrança?
Então busque por locais próximos aos atrativos da cidade, onde exista um bom volume de pessoas e a sua loja possa ter destaques.

São pessoas distantes da sua terra natal e que querem acessar ingredientes típicos?
Legal, então você precisa entender onde na sua cidade existe a maior concentração desse público. Caso esteja espalhado, busque por um local de fácil acesso, como o centro da cidade e encontre ruas ou centros comerciais com uma boa visibilidade.

É claro que, além do público pré-definido, a sua loja pode alcançar ainda mais pessoas. Para isso, trabalhe uma identidade visual que converse com os seus objetivos e faça uma divulgação da loja e dos seus diferenciais.

Organização da Loja de Produtos Regionais

Tipos de produto? Locais de produção? Usos? Existem diversas formas de organizar os itens de uma loja e nesse segmento você pode usar ainda mais a criatividade!

Explore os diferenciais dos seus produtos através do ambiente da loja e traga o seu cliente para a sua região. Existem alguns caminhos para chegar nesse objetivo, tente:

  • Decoração e cores de acordo com a região dos produtos
  • Música ambiente da região
  • Trabalhar com os cheiros da região, através do marketing sensorial
  • Degustação de alimentos no interior da loja

Fornecedores de qualidade para produtos regionais

Nem sempre você vai estar perto de quem produz os itens para a sua loja. Portanto, trabalhar com bons fornecedores é essencial. Entender a procedência de cada item, pedir amostras e trocar informações com os seus clientes é fundamental para escolher sempre os melhores produtos.

Existem casos, que os itens são fornecidos por pequenos produtores: tente um contato direto para entender a demanda da produção e de que forma você consegue fazer encomendas e encontrar um bom preço. Em outras situações, por estar muito longe do local de origem, a compra recorrente de itens perecíveis pode ser dificultada. Nestes casos, você pode optar por criar um sistema de encomendas mensais com os seus clientes e concentra os pedidos em uma só vez.

Equipe e divulgação

Para montar uma loja de produtos regionais, além dos pontos que já exploramos acima, é preciso conhecer bem os itens que estão expostos. Esse conhecimento vai para além do dono da loja, todos os seus colaboradores precisam entender os usos e funcionalidades de cada item. Programe treinamentos para novos funcionários e realizar novos encontros sempre que algum item novo venha para o estoque.

Esse diferencial de entender o que está sendo ofertado, também precisa transparecer na comunicação e divulgação da empresa. Você pode criar redes sociais e manter publicações que mostram as novidades da loja, os produtos diferentes e as formas de contato. Para além disso, não esqueça de trabalhar datas comemorativas da região e arrasar na inauguração!

Desejamos muito sucesso nesse novo negócio. Quer mais dicas? Deixe nos comentários!

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