Como toda empresa, sua loja precisa vender para se manter lucrativa. Porém, nem sempre é fácil aumentar as vendas na loja de roupas, ainda mais com a grande competitividade do mercado e um público cada vez mais exigente. Claro que isso não significa que você deve desistir!
Quando se trata de uma loja de roupas, o objetivo principal é atrair um bom número de clientes, vender muito e saber que eles sempre vão voltar pra comprar mais! Mas, para ter sucesso nessas metas, não adianta apenas investir em um ponto comercial bem localizado, na qualidade do produto que será oferecido ou em estratégias de marketing extraordinárias.
É claro que não existe uma forma única e definitiva para alcançar esses objetivos. Afinal, o desenvolvimento de qualquer plano comercial depende de um entendimento das especificidades da empresa, do mercado e do seu público-alvo. Dito isso, algumas dicas podem ser fundamentais para lhe colocar no caminho certo.
Aqui neste texto, separamos alguns insights que vão ajudar sua loja, seja ela virtual ou física, a expandir seu alcance e a aumentar sua taxa de sucesso. Continue lendo para saber mais!
1) Comece pelo básico: o público-alvo
O requisito fundamental para aumentar as vendas é conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, é a partir dele que serão organizadas todas as outras estratégias da empresa. Se você quer dar um UP nas vendas, precisa conhecer melhor as características dos seus clientes.
Algumas informações são essenciais:
- Faixa etária – Qual a idade das pessoas que compram as roupas? E das pessoas que vestem? Lembre-se que se a sua loja for de roupas infantis, quem faz a compra normalmente são as mães.
- Condições socioeconômicas – Quanto os clientes poderão gastar em cada compra? Qual o preço médio de cada peça?
- Tipo de item que agrada mais – O que os clientes procuram quando vão em sua loja? Qual é o campeão de vendas?
- Estilo de roupas que esse público mais compra – As pessoas buscam roupas esportivas? Roupas de alfaiataria para quem tem um estilo mais formal?
Saber o máximo possível de informações influencia em tudo, desde a decoração até os produtos ofertados. Lembrando que as redes sociais também são ótimas ferramentas para conversar com seu público e ter essas informações.
Com esses dados em mãos, você pode programar as compras do estoque, adequando-as à faixa de preço e ao gosto do seu público-alvo. Além disso, será possível planejar melhor as suas estratégias de marketing, criando ações ainda mais efetivas.
2) Faça o seu marketing
Uma vez que você conhece bem o público da sua loja, pode começar a pensar nas estratégias de marketing para atrair mais clientes. Hoje é mais fácil e barato fazer ações de divulgação que falem direto com seus consumidores. Você pode pensar em:
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Campanhas de fidelização
- Indicação premiada
- Parcerias com outras lojas
- Campanhas com influencers
- Marketing sensorial e muito mais.
Aproveite o conhecimento que você adquiriu ao estudar seu público para que suas ações sejam certeiras. Use a linguagem que ele está acostumado e se for fazer alguma divulgação, use os canais em que ele sempre está presente.
Crie um calendário de ações anual para se comunicar com os consumidores e se manter na memória deles como uma alternativa para compras e presentes.
3) Invista em uma boa decoração
Pode até não parecer, mas a decoração da loja faz toda a diferença para o seu cliente. Principalmente quando se trata de uma loja de roupas. Isso também faz parte do marketing e merece uma atenção especial.
Ao sair para fazer compras, o consumidor também está em busca, mesmo que de forma inconsciente, da experiência que ele vivenciará no ambiente. Daí a importância de se investir em uma boa decoração, que vai chamar a atenção do cliente quando ele estiver passando, fazendo um convite para entrar e conhecer a sua loja.
Quando falamos de roupas e acessórios, estamos falando de estética e beleza. A sua loja deve inspirar e representar tudo aquilo que a sua marca vende, portanto, o layout deve ser bonito e compatível com o estilo daquilo que você está vendendo.
Na hora de decorar, é preciso levar em consideração as características do seu público. Se ele gosta de coisas mais ousadas, busque cores e objetos chamativos e diferentes do comum. Por outro lado, se o cliente for mais tradicional, invista em itens mais clássicos. O importante é adequar sua decoração ao seu público-alvo, de forma que ele se sinta bem e à vontade dentro da sua loja.
4) Foque na qualidade do atendimento
Tenha um atendimento humanizado e procure saber as preferências dos clientes. Não importa qual é o seu público – homem, mulher, adulto ou jovem –, qualquer pessoa gosta e busca ser bem atendida dentro de uma loja. Por isso, se você quer alavancar as suas vendas, é mais do que fundamental que você busque pela qualidade do atendimento.
Para qualificar esse atendimento, é importante a participação em cursos, workshops e palestras sobre o tema, além da implementação de um programa de treinamento contínuo para os seus funcionários.
Aqui, mais uma vez, é preciso que você conheça bem o seu público. Assim, é possível adequar a linguagem e o tipo de atendimento, de forma a estabelecer a melhor comunicação possível com o cliente. Um bom atendimento é tudo. Nem sempre ele vai garantir a venda, mas, com certeza, um atendimento ruim pode ser o culpado pela perda de um cliente e pela difamação da sua marca.
Uma coisa que você precisa se lembrar é que conquistar um novo cliente é mais caro e trabalhoso que manter um cliente atual. Então foco no bom atendimento!
5) Mantenha a presença on-line
Sua loja pode ser física e, talvez, você nem deseje vender pela internet, mas é fundamental ter uma presença digital. Hoje, boa parte dos seus clientes utilizam redes sociais e usam a internet para fazer pesquisas. Todos nós passamos boa parte do nosso tempo em redes sociais. Então, porque não investir nesse espaço para promover sua loja?
Uma boa dica é procurar páginas com negócios parecidos com o seu, checar as estratégias que elas adotam e entender o que pode ser utilizado com o que você vende. Você pode perguntar para alguns clientes quais perfis eles gostam de seguir, isso dará bons insights.
A dica aqui é criar perfis para sua loja em pelo menos duas redes sociais (Pinterest e Instagram, por exemplo) e interagir de forma ativa com os seus clientes. Isso pode lhe render mais vendas. É importante criar uma boa estratégia, publicar conteúdo periodicamente e responder as perguntas que surgirem na página. Pode ser uma grande chance de conquistar novos clientes!
6) Conheça seu estoque
O estoque demanda um planejamento, que pode ser de espaço físico na loja ou de logística de entrega se a loja for online, estratégias de vendas por demanda ou sazonalidade, entre outras possibilidades que variam de acordo com o tamanho e o segmento do seu negócio. Ou seja, é super importante que você saiba o que tem no seu estoque e quais são as principais formas de controlar ele.
A partir do estoque você conseguirá entender quais são os produtos com mais saída, quais geram mais lucro e quais não são tão interessantes para a sua loja. Avalie a movimentação dos produtos no estoque para saber onde investir e como aumentar seus lucros.
Se algum produto estiver encalhado, pense se não é o momento de fazer uma promoção para abrir espaço e minimizar as perdas.
7) Controle as suas vendas
O aumento significativo nas vendas resulta em uma necessidade maior de controlar seu faturamento. Afinal, de que adianta vender mais se você não sabe se está, realmente, recebendo tudo o que vendeu?
Nada mais importante para aumentar as suas vendas do que aderir à tecnologia, investindo em um bom software de gestão para sua loja de roupas. Esses programas automatizam diversas atividades do dia a dia de uma loja, tornando o atendimento mais rápido e agradável para o cliente. Ou seja, esse tipo de software contribui para que você consiga realizar todas as nossas dicas com mais facilidade.
Conheça o Hiper
O Hiper é um programa de gestão que ajuda a sua loja de roupas e acessórios no cadastro de produtos e clientes, além de agilizar as vendas, emitir documentos fiscais e controlar o estoque. Um sistema completo para sua loja, que inclui:
- Grades para tamanhos e cores
- Consignação de produtos
- Integração com e-commerce
- Maquininha de cartão
- Impressão de etiquetas
Além disso, os softwares de gestão permitem planejar as compras e controlar o estoque. Outra vantagem é que esses programas permitem criar indicadores para o controle mensal das vendas, ajudando na criação de ações e estratégias.
Agora que você sabe como aumentar as vendas da sua loja de roupas, pode colocar as mãos na massa e começar a trabalhar para melhorar seus resultados. Lembre-se que o mundo da moda envolve diversas tendências, que devem ser acompanhadas se você quer promover produtos e experiências cada vez melhores para o seu público. Viu só como medidas simples podem ajudar a aumentar as vendas na sua loja de roupas?